ÚLTIMAS

REGIÃO | PS. Autarquias Açorianas prejudicadas no acesso aos fundos comunitários “PO Açores 2030”

523views

Andreia Cardoso realçou que o Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega está a “desperdiçar muitos milhões de euros em fundos comunitários que, se não fosse a incapacidade e incompetência deste Governo Regional, poderiam ajudar, direta ou indiretamente, as famílias, as empresas e autarquias dos Açores”, designadamente no âmbito da execução do PO Açores 2020, do PO Açores 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A vice-presidente do grupo parlamentar do PS falava à margem da reunião do grupo de trabalho para o acompanhamento e fiscalização da execução dos fundos europeus na Região Autónoma dos Açores, grupo criado mediante proposta do PS, decorrida esta terça-feira, onde foi ouvida a Associação de Municípios dos Açores (AMRAA).

Andreia Cardoso frisou que esta audição “permitiu confirmar que os 160 milhões de euros prometidos pelo Governo Regional, afinal não são verbas exclusivas para as autarquias dos Açores, que terão de concorrer com outras entidades por estes montantes do PO Açores 2030”.

“Este foi, justamente, um dos aspetos que pretendíamos esclarecer com a AMRAA, que confirmou os alertas que o Partido Socialista tem vindo a fazer”, quer sobre os atrasos na execução dos fundos comunitários, quer na falta de transferência e de informação sobre a afetação real e exclusiva de montantes a várias áreas no PO Açores 2030”, sublinhou.

Andreia Cardoso sublinhou que, no PO Açores 2030, os municípios Açorianos terão de “disputar fundos comunitários com outras entidades públicas e privadas, nos mesmos eixos de candidatura, o que poderá por em causa o compromisso assumido pelo Governo Regional”, sem esquecer o problema dos atrasos na abertura dos avisos para as candidaturas aos fundos europeus, que também motivou a preocupação da AMRAA”.

Mais uma vez, que os Açores “estão em risco de perder muitos milhões de euros em fundos comunitários no âmbito do PO Açores 2020”, devido à incapacidade e inoperância do Governo Regional.

“Os trabalhos deste grupo de trabalho têm vindo, infelizmente, a confirmar os alertas que o PS tem vindo a fazer, relativamente às oportunidades que os Açores estão a perder em termos de execução de fundos comunitários. O Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio do IL e do Chega, está a ser lento e incompetente na gestão destas importantíssimas verbas, que têm por objetivo que consigamos convergir com a Europa. E, com isso, perdem todos os Açorianos e perde a Região, que já foi considerada exemplar, em termos de execução de fundos comunitários”, finalizou a vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Andreia Cardoso.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.