ÚLTIMAS

REGIÃO | Professores dos Açores sabem que podem confiar em José Manuel Bolieiro

Ponta Delgada, 22 Janeiro 2024 ©Hugo Moreira
251views

A candidata da Coligação PSD/CDS/PPM por São Miguel, Sofia Ribeiro, afirmou hoje que os professores dos Açores “sabem que podem confiar na Coligação, liderada por José Manuel Bolieiro, que cumpriu com a palavra dada há três anos”.

A social-democrata falava à saída de uma reunião com a direção do Sindicato dos Professores da Região Açores, no âmbito da campanha às eleições legislativas regionais de 4 de fevereiro.

Para Sofia Ribeiro, os Açores “estão hoje melhores na Educação, graças ao trabalho de José Manuel Bolieiro”, com um percurso que “encara o exercício da docência numa perspetiva de dotação das nossas escolas e fixar os melhores, num regime de competitividade com o cenário nacional”.

O cenário de estabilidade e de tranquilidade que se vive no setor na Região, prosseguiu a candidata por São Miguel, “são fruto do diálogo que sempre estabelecemos com os sindicatos, por oposição do que sucede no Continente”, com constantes greves a “causarem constrangimentos no sistema educativo e acima de tudo a prejudicarem os alunos”.

É com a mesma postura que Sofia Ribeiro se compromete assumir na próxima legislatura, sem deixar de acompanhar a situação nacional, “no sentido de dotar as nossas escolas com os melhores profissionais, apostar num regime de fixação de professores nos Açores, quer inter- ilhas, quer chamar docentes de outros pontos do país para a nossa Região”.

A candidata da Coligação considera a dotação de professores “uma condição essencial” para fazer face ao número de docentes que irão reformar-se a breve trecho, de modo “a garantir respostas educativas de qualidade e a promoção do sucesso educativo”.

Sofia Ribeiro destacou inclusivamente que este é um problema que se antevê há mais de uma década e não foi acautelado pela governação socialista que “não teve a capacidade de antecipar a sua resolução”.

A social-democrata apontou, desde logo, uma primeira intervenção efetuada já junto da Universidade dos Açores no sentido de captar jovens para a docência, por via de “reativação de cursos”, dotando a própria academia dos recursos necessários.

Em segundo lugar, o Governo PSD/CDS/PPM, liderado por José Manuel Bolieiro, estendeu incentivos junto dos alunos do resto do país para realização de mestrados em Educação na Região, assim como ativou um mecanismo de bolsas, numa articulação entre os departamentos governamentais com competência nas áreas da Educação e Qualificação Profissionais.

Sofia Ribeiro indicou igualmente que “para tornar a profissão realmente atrativa, foi implementada uma série de medidas relativamente a direitos laborais básicos, em equiparação com outros regimes, assim como a equidade nas condições de trabalho em todos os níveis de ensino”.

Ao nível da carreira docente, a candidata destacou também “a recuperação de tempo de serviço entre carreiras, que havia sido sempre rejeitado no passado”.

Atualmente, só não foi implementado “um sistema de fixação de professores”, uma vez que foi chumbado no âmbito do Orçamento para 2024 pela oposição, salientou.

Por fim, Sofia Ribeiro considera que “a Educação é um sistema muito exigente porque requer um acompanhamento e atualização constantes, em que o diálogo efetivo deve imperar”, como vem sendo característica da Coligação, nos últimos três anos.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.