AGENDA

REGIÃO | Marca Açores com presença no festival “Sentir o Pico” até domingo

| Foto: SRAA
439views

A Marca Açores está em evidência no festival “Sentir o Pico”, que se realiza até 2 de junho, domingo, na zona do Lajido, no concelho de São Roque, numa parceria entre a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, e a ACIP – Associação Comercial e Industrial do Pico.

Na base desta parceria está a aposta na gastronomia como meio de promoção do que de melhor se produz na Região, com especial destaque para os produtos certificados pela Marca Açores.

Este festival é um evento de cariz tradicional, que visa promover e reavivar memórias e valores tradicionais da ilha montanha. A zona do Lajido será o principal palco de um cartaz que contempla várias atividades, das quais se destacam dois ‘showcookings’, nos dias 1 e 2 de junho.

O primeiro ‘showcooking’, agendado para o dia 1 de junho, terá a assinatura de Patrícia Cheio, natural dos Açores, residente na ilha Terceira, food blogger desde 2010 e autora do site Food With A Meaning. Este momento assinala também o Dia Mundial da Criança, desafiando crianças e pais para refeições saudáveis baseadas na produção local e que valorizam a sazonalidade dos diferentes produtos.

O segundo ‘showcooking’ junta o Chef Renato Cunha e o Chef Olavo Pereira que vão criar um prato alusivo ao Espírito Santo.

Renato Cunha é já considerado o chef residente deste evento e já colaborou noutras iniciativa de ativação da Marca Açores, como por exemplo na semana dos Açores nos supermercados El Corte Inglés.

O Chef Olavo Pereira, natural da ilha do Pico, trabalha a cozinha local e faz de cada experiência gastronómica um verdadeiro tributo aos recursos endógenos dos Açores, em especial dos da ilha do Pico.

Com este evento, o Governo dos Açores pretende promover uma relação de proximidade, centrada na experiência sensorial das ilhas, através da gastronomia, permitindo, por essa via, um maior estímulo ao consumo e consequentemente uma maior fidelização do consumidor local e visitantes.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.