ÚLTIMAS

FAIAL | “Falhas no transporte marítimo de mercadorias estão a estrangular a economia”

447views

O Secretariado da ilha do Faial do Partido Socialista denunciou, hoje, os constantes atrasos e cancelamentos dos navios de mercadorias que estão a prejudicar a ilha e a retirar competitividade económica.

“São cada mais as situações em que são atrasadas ou canceladas escalas dos navios de contentores no Porto da Horta, com prejuízos claros para a economia do Faial”, frisou João Bettencourt, Secretário-Coordenador do PS/Faial.

De acordo com o socialista, “não é a primeira que denunciamos esta situação que também tem sido apontada pelas estruturas representativas dos empresários locais, sem que haja qualquer resposta do Governo Regional para resolver esta questão que se começa a prolongar no tempo”.

João Bettencourt revela que “existem empresas que estão a ponderar abandonar os seus negócios na ilha do Faial devido à imprevisibilidade do transporte marítimo de carga que é essencial para a viabilização desses negócios”.

“Não podemos aceitar que o serviço que está a ser prestado, continue a sê-lo desta forma, prejudicando a ilha do Faial e a sua economia, pondo sob ameaça postos de trabalho e a viabilidade das empresas”, manifestou.

O líder dos socialistas faialenses acusa ainda a Câmara Municipal da Horta de se fechar em silêncio perante uma situação tão grave. “Já passou demasiado tempo sem que a Câmara Municipal da Horta, perante a ausência de uma resposta do Governo Regional às preocupações dos empresários, tenha tomado uma posição de força e de defesa intransigentes da ilha do Faial nesta matéria”.

João Bettencourt acrescentou ainda que mesmo aqueles que não são empresários, confrontam-se com prateleiras vazias nos supermercados devido aos atrasos e cancelamentos dos navios, prejudicando também assim a qualidade de vida dos que cá vivem.

PS/FAIAL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.