AGENDA

REGIÃO | Livro “Sempre a Cantar – 30 anos da Tuna Académica da Universidade dos Açores” apresentado em Bragança a 2 de março

346views

O livro “Sempre a Cantar – 30 anos da Tuna Académica da Universidade dos Açores”, lançado em dezembro de 2023 em Ponta Delgada, será apresentado no dia 2 de março, pelas 18h45, no Instituto Politécnico de Bragança.

O livro da autoria de Rui Fagundes Silva e Linda Luz perpetua o percurso da TAUA, reunindo informação documental e registos sobre a tuna ao longo dos seus 30 anos. Em 240 páginas com cerca de 350 registos fotográficos, são abordados os temas da fundação e dos primeiros anos da TAUA, a organização de espetáculos musicais, as atuações e digressões, as produções e a criação musical, as participações em festivais e a sua organização interna. Neste livro são ainda apresentados testemunhos de antigos e atuais membros da TAUA, de antigos reitores da Universidade dos Açores, tunas e de algumas personalidades com relevância no percurso da TAUA.

A TAUA foi fundada a 6 de dezembro de 1993 e conta com diversas atuações e digressões em festivais nacionais e internacionais pelas ilhas dos Açores, continente Português, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Canadá. Possui dois registos discográficos, editados em 1996 e em 2017, e organiza o festival de tunas mistas “Inventio – Festival Internacional de Tunas”.

O livro será apresentado por Bruno F. Gonçalves, professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Para além dos autores, a apresentação conta com a presença de Pedro Agrelos, antigo maestro e membro da TAUA.

O evento é inserido nas IV Jornadas Internacionais de Tunas, organizadas pela RaussTuna – Tuna Mista do Instituto Politécnico de Bragança, que decorrem de 1 a 3 de março subordinadas ao tema “A necessidade de adaptação das Tunas aos novos tempos”.

TAUA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.