Na sequência da presença do bote “Maria Armanda” na última edição da “Volvo Ocean Race”, em Lisboa, e do consequente burburinho que a presença do bote criou junto dos velejadores da regata, Filipe Fernandes começou a procurar uma forma de ligar estas embarcações à vela profissional.
Numa organização do Município das Lajes do Pico, que decorreu de 27 a 30 de setembro, estiveram presentes no “WBS 2023” vários notáveis do mundo náutico desportivo, logístico e da comunicação, entre os quais um velejador profissional e vários amadores, um organizador de eventos desportivos internacionais e comentador desportivo, líderes de produtoras e instituições internacionais de vela, um grande empresário patrocinador e um jornalista da Forbes, chegados de Portugal, Itália, e do Reino Unido. Serão produzidos dois episódios para a série documental “Bombordo”, da RTP, onde se pretende captar a realidade atual dos Botes Baleeiros Açorianos na ótica do visitante.
O WBS 2023 teve por objetivo dar a conhecer o passado e presente do Bote Baleeiro Açoriano, na expectativa da criação de parcerias entre os visitantes e os responsáveis locais para que, num futuro breve, sejam delineadas estratégias que promovam o potencial do Bote Baleeiro Açoriano como símbolo, como destino, desporto e meio ativo na preservação da nossa cultura, hoje e no futuro.
A comitiva de cerca de 10 pessoas, entre outras atividades, visitou alguns clubes náuticos do concelho, vigias, construtores navais e participou numa regata de vela no passado dia 30 de setembro, nas Lajes do Pico.
O Município das Lajes do Pico agradece a cooperação das entidades do concelho e aos funcionários do Município que contribuíram para a organização deste grandioso e pioneiro evento que se realizou no nosso concelho.
CMLP/RÁDIOILHÉU