ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Simpósio Europeu das regiões NEREUS abordou dados espaciais para o turismo e a agricultura

© Governo dos Açores | Foto: SSRP
883views

Decorreu recentemente a 2.ª edição do European Symposium by NEREUS-regions, dedicado à aplicação de dados do espaço nos setores agrícola e do turismo.

O evento, organizado conjuntamente pela NEREUS (Network of European Regions Using Space Technologies) e pela Região de Basilicata, teve lugar na cidade italiana de Matera.

Focado na utilização de dados espaciais para o turismo e a agricultura, o simpósio reuniu diferentes atores da comunidade espacial europeia.

Com base no intercâmbio de melhores práticas regionais e histórias de sucesso, o evento proporcionou às regiões uma plataforma para partilhar conhecimentos e desenvolver parcerias robustas e de cooperação inter-regional. Este espírito colaborativo é fundamental para desbloquear todo o potencial dos recursos espaciais e das tecnologias inovadoras, que prometem ser revolucionários em vários contextos regionais, principalmente no turismo e na agricultura.

Este evento destaca-se de outros semelhantes, oferecendo exemplos tangíveis e casos de utilização concretos nos setores público e privado, ao mesmo tempo que estimula o diálogo entre prestadores de serviços e administrações.

À medida que a indústria espacial continua a sua rápida expansão, este simpósio serviu como um marco significativo e um paradigma para as regiões que procuram reforçar as suas comunidades espaciais, desenvolver iniciativas estratégicas e preparar o caminho para empreendimentos futuros.

A Região Autónoma dos Açores, membro pleno e associada fundadora da associação, esteve presente neste evento através da sua representação na direção da NEREUS, da responsabilidade do Subsecretário Regional da Presidência.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.