REGIONAL

REGIÃO | Governo Regional recebeu relatório COOL Açores, com propostas para oceano limpo e saudável

| Fotos: SRAAC
78views

No Dia Europeu do Mar, que hoje se assinala, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, recebeu o relatório final da COOL Açores – Convenção das Organizações para um Oceano Limpo, elaborado por 24 organizações não governamentais açorianas.

O documento faz um retrato dos problemas ambientais considerados, pelas organizações, como sendo de mais urgente resolução e apresenta propostas de soluções que possam garantir a sustentabilidade do oceano, peça-chave no desenvolvimento social, cultural e económico do arquipélago.

“Este é um documento fundamental para que o Governo Regional possa tomar decisões informadas e implementar medidas de prevenção e de gestão de resíduos adequadas que permitam reverter os impactos da poluição marinha. O contributo das organizações que participaram na COOL Açores permitiu criar este relatório que nos oferece informação detalhada sobre os problemas mais urgentes e considerados como problemas de resolução prioritária”, explica Alonso Miguel.

O Governo Regional analisará este documento e as possíveis integrações das propostas de solução indicadas, como parte da sua estratégia de proteção do ecossistema marinho dos Açores, cujo valor e riqueza são únicos a nível mundial.

O processo que levou à conclusão do relatório final da COOL Açores é revelador do envolvimento crescente das organizações não governamentais açorianas na proteção do seu património natural e do seu empenho em mobilizar toda a sociedade a contribuir para o futuro da região, que passa pela sustentabilidade e proteção deste inestimável tesouro que é o mar dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.