ÚLTIMAS

REGIÃO | Governo dos Açores assinala Dia Mundial do Leite

© Governo dos Açores
582views

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, associa-se hoje ao Dia Mundial do Leite, celebração de iniciativa da ONU, através da Agência Especializada para a Alimentação e Agricultura – FAO, que desde 2001 conta com a adesão de mais de 80 países e tem por propósito valorizar a importância deste alimento na alimentação humana.

“Para além de ser instintivo e natural, tem uma riqueza nutricional indiscutível. Certos de que temos um papel crucial no incentivo de uma alimentação equilibrada, diversificada e saudável, consideramos a ingestão de leite e produtos lácteos um passo essencial para a boa alimentação das crianças, jovens e adultos”, sublinha o Secretário Regional com a tutela da agricultura, António Ventura.

Para o governante, “o leite deve assim fazer parte das escolhas alimentares das famílias, não só pelo seu elevado valor nutricional, mas também porque é um alimento acessível a todos os lares”.

“Vivenciamos tempos difíceis, caracterizados pelo aumento do custo de vida e consequentes dificuldades acrescidas para as famílias. Ainda assim, importa continuar a reconhecer e valorizar o trabalho dos produtores de leite e dos intervenientes na fileira para que possam gerar um rendimento digno”, prosseguiu. 

O Governo dos Açores destaca as qualidades nutricionais do leite, mas sobretudo a forma como é produzido, num mercado cada vez mais concorrencial em Portugal, na Europa e no mundo.

A permanência das vacas em pastagens durante todo a ano e a prática de um maneio amigo do ambiente, confere ao leite açoriano qualidades ímpares ao nível de alguns dos seus principais constituintes, particularmente dos ómegas 3 e CLA, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.

São estas as características próprias da fileira do leite nos Açores, que nos diferenciam dos demais países e regiões produtoras e, em consequência, se constituem como fatores de maior valorização junto dos exigentes mercados de consumo.

Associada a um complexo industrial modernizado, a fileira do leite representa o principal pilar da economia açoriana, sendo o maior contribuinte para as exportações regionais.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.