ÚLTIMAS

REGIÃO | Governo dos Açores abre as candidaturas ao Sistema de Incentivos Construir 2030

© Governo dos Açores
540views

O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, divulgou, hoje, a abertura das candidaturas do novo Sistema de Incentivos Dinamização do Investimento Sustentável e Integrado – Construir 2030.

O primeiro aviso de candidatura já publicado diz respeito à Linha de apoio inovadora e desburocratizada “Pequenos Negócios” para investimentos máximos de 50 mil euros com apoio a fundo perdido no máximo de 35% do investimento.

A partir de hoje, todos os interessados em fazer o seu investimento, poderão ter acesso a um simulador na página https://empresas.azores.gov.pt/construir2030 que enquadra qual o subsistema de acordo com as opções escolhidas.

Esta é uma novidade apresentada hoje pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, uma ferramenta que permite ao empresário ou futuro empresário, através do preenchimento de poucos campos, saber qual ou quais os subsistemas a que se pode candidatar.

Além disso, o governante apresentou a nova Linha de Apoio ao Empresário. Os empresários e futuros empresários poderão telefonar gratuitamente através do 800 257 257 e ter um atendimento personalizado dado por técnicos competentes nas diferentes matérias da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (DREC) e da Rede Integrada de Apoio ao Empresário (RIAE).

“Esta linha pretende ser mais um instrumento de desburocratização para responder de forma mais célere às dúvidas dos empresários” – disse o Secretário Regional.

O Construir 2030 está divido em quatro subsistemas desenhados e pensados para a atual situação socioeconómica regional.

– Negócios Estruturantes para investimentos superiores a 50 mil euros e um valor máximo de apoio de 7 milhões

– “Base Económica Local” para um investimento mínimo superior a 50 mil euros e um montante máximo de 4 milhões de euros de apoio;

– “Jovem Investidor” que vai permitir um incentivo máximo de 245 mil euros a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos;

– “Pequeno Negócios” dedicado às micro e pequenas empresas que terão um limite de investimento mínimo igual ou superior a 5 mil euros.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.