ÚLTIMAS

REGIÃO | Europeias 2024: “Portos e aeroportos dos Açores devem continuar a beneficiar da Política de Coesão da UE”

263views

Candidato do PS Açores às Eleições Europeias, André Franqueira Rodrigues, defende o contínuo apoio à requalificação do Porto de Ponta Delgada, no quadro da futura Política de Coesão, como vetor fundamental de apoio à economia regional.

O candidato do Partido Socialista (PS) Açores às próximas eleições europeias, André Franqueira Rodrigues, reuniu hoje  com a Portos dos Açores, onde discutiu o contributo dos apoios comunitários para o desenvolvimento infraestrutural e económico da região. 

A reunião foi seguida de uma visita ao porto de Ponta Delgada.

O socialista candidato às próximas eleições europeias de 9 de junho, defendeu que, no contexto das negociações do próximo Quadro Financeiro Plurianual, é essencial reforçar a Política de Coesão com meios financeiros adequados para continuar a abranger todas as regiões, respeitando as suas especificidades e melhorando a sua resiliência, para fazer face aos desafios correntes e futuros. “Precisamos de um orçamento comunitário robusto, capaz de enfrentar os desafios geopolíticos e, simultaneamente, continuar a promover o desenvolvimento e a coesão das regiões”, disse.

Como medida concreta, Franqueira Rodrigues anunciou o compromisso de pugnar pela inclusão de portos e aeroportos das RUP nas prioridades de investimento da UE, garantindo que estas infraestruturas continuem a ser beneficiárias da Política de Coesão. “É fundamental usar bem os recursos disponíveis e pugnar por uma UE com mais recursos para enfrentar novas prioridades”, concluiu.

Durante a reunião, André Franqueira Rodrigues destacou a requalificação do Porto de Ponta Delgada, um projeto apoiado pelo Fundo de Coesão da União Europeia, com um investimento global de mais de 72 milhões de euros, dos quais 61 milhões de euros foram comparticipados pela UE. “Em Regiões Ultraperiféricas (RUP), como os Açores, os portos e aeroportos constituem as nossas únicas autoestradas e ligações ao Mercado Comum. É crucial que estas infraestruturas continuem a beneficiar de financiamento comunitário direto para a sua melhoria e apetrecho”, afirmou Rodrigues.

O candidato também sublinhou a importância das obras conduzidas pela Portos dos Açores, que têm beneficiado do apoio da UE, como a recuperação das infraestruturas afetadas pelo furacão Lorenzo nas Flores e a melhoria da capacidade exportadora do Porto de Ponta Delgada. “Estas obras, muitas vezes financiadas ao abrigo da Política de Coesão, são fundamentais para o nosso desenvolvimento. No entanto, esta política tem sido alvo de pressões para o seu desmantelamento, o que coloca em risco o apoio às regiões que mais necessitam”, alertou.

A Política de Coesão, que visa reduzir as disparidades económicas, sociais e territoriais entre as regiões da UE, foi destacada por André Franqueira Rodrigues como a principal política de investimento da União. “É necessário continuar a ter uma Política de Coesão robusta para todas as regiões. Esta proporciona crescimento económico, criação de empregos e desenvolvimento sustentável, beneficiando todas as regiões e cidades da UE”, afirmou.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.