ÚLTIMAS

REGIÃO | Clélio Meneses formalizou assinatura de contratos com novos médicos em São Miguel

© Governo dos Açores | Foto: SRSD
280views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, presidiu hoje à cerimónia de assinatura de contratos entre sete novos médicos de medicina geral e familiar e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM).

Clélio Meneses saudou os novos profissionais que agora reforçam o Serviço Regional de Saúde, e adiantou que os mesmos vão exercer na ilha de São Miguel, “em zonas que estão mais carenciadas como Nordeste, Povoação, Ginetes e Maia, dando uma resposta cada vez mais próxima, rápida e eficaz no âmbito daquilo que são os cuidados de saúde primários”.

O governante adiantou também que determinou “uma reavaliação total das listas de utentes que necessitam de médico de família”, em São Miguel“, uma vez que há utentes que teórica e formalmente tinham médico de família, mas na prática não o tem”.

“Só depois será possível identificar a percentagem correta e real das pessoas com médico de família”, reiterou.

Clélio Meneses disse ainda que a entrada em funções dos sete novos médicos vai permitir a alocação imediata de outros dois, “que deixam de ser médicos de família”, a uma nova resposta que a Unidade de Saúde de ilha de São Miguel vem dando “em termos de prestação de serviços de cuidados paliativos”.

O titular da pasta da Saúde do Governo dos Açores revelou, por outro lado, que a USISM irá oferecer “ainda antes do próximo inverno”, um serviço de atendimento urgente na sede (SAU), em Ponta Delgada, “que se destina a situações de gravidade moderada, ou de menor gravidade, exatamente para que haja uma multiplicidade de respostas”, libertando o hospital “para os serviços verdadeiramente hospitalares”.

Clélio Meneses lembrou que o SAU já funciona nos outros concelhos da ilha de São Miguel, e apontou o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, onde “grande parte dos utentes não são do concelho, havendo pessoas de outros concelhos que ali se deslocam e não vão ao hospital exatamente por perceberem que a sua situação não é de uma gravidade que exija cuidados hospitalares”.

Para além do serviço de atendimento urgente, o governante recordou que a Unidade de Saúde de ilha de São Miguel já promove a consulta extra do dia, permitindo atender 30 utentes entre as 17h00 e as 22h00, e considerou “um erro, a extinção, há 10 anos, do SAU em Ponta Delgada, para prover a concentração no hospital”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.