AGENDA

REGIÃO | Ciclo de filmes com Ana Lopes continua nos Açores 

201views

A atriz Ana Lopes, vencedora do Prémio Audiovisual Açoriano “ON SCREEN TALENT”, apresentou três sessões dos seus filmes na ilha do Pico. 

“Foi um privilégio imensurável poder trazer uma dúzia dos filmes que protagonizei ao longo das últimas duas décadas à ilha montanha,” expressou Ana Lopes. “Foram três noites de algum nervosismo e muita gratidão, tanto por este inesperado desafio que o Terry Costa me propôs e o acolhimento irrepreensível da MiratecArts, como pela presença de todos os que mostraram curiosidade em conhecer e saber mais sobre o meu trabalho.”

Curtas produzidas nos EUA e em Portugal, assim como meia-longas e uma longa metragem, fizeram parte do programa da décima terceira temporada do festival internacional de artes, Azores Fringe. 

“Desde o muito particular estilo americano que consegue ultrapassar barreiras e culturas no ´The Sea´ por Vu Pham, ao filme em espanhol, ´Separar´ de Mainak Dhar, com personagens femininas fortes, ou o ´Cavaleiro Vento´ da consagrada realizadora portuguesa Margarida Gil, a atriz e o seu multifacetado mundo de personagens cativaram as audiências da ilha do Pico em dois ecrãs, Auditório do Museu dos Baleeiros e o Auditório Municipal das Lajes do Pico,” diz Terry Costa, o fundador do Azores Fringe e diretor artístico da associação MiratecArts. 

“Partilhar o meu crescimento no grande ecrã com velhos amigos e este novo público do Pico ajudou-me a ver a minha trajetória de uma nova perspetiva e acrescentou valor a cada uma daquelas minhas conquistas,” admite Ana Lopes. “Iniciativas como o Azores Fringe Festival não são só importantes para promover artistas açorianos – acima de tudo, passo a passo, vão formando novas testemunhas do talento existente na Região. É fulcral expandir o contato dos ilhéus com a sua arte para fortalecer a nossa identidade cultural. A memória destes dias ficará especialmente gravada por ter sentido que dei um pequeno contributo a este fervilhar incansável da criatividade insular.”

A sessão de curtas, com nove obras, vai chegar a mais dois ecrãs no dia 12 de junho: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com a presença da atriz, e à Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

O último trabalho protagonizado por Ana Lopes, “First Date” de Luís Filipe Borges, recebe estreia nacional no final de junho, no FEST, Novos Realizadores Novos Filmes em Espinho. “Gostava de ver a Ana em muitas mais personagens. Por isso aguardamos ansiosamente para ver qual será a sua próxima aventura, que tipo de personagem vai encarnar a seguir,” admite Terry Costa. 

Para mais informação e outros eventos visite azoresfringe.com ou siga no Facebook: AzoresFringeFestival.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.