AGENDA

ATUALIDADE | Melhor Ficção dos Caminhos do Cinema Português exibida em extensão do Festival nos Açores

227views

Estamos no Ar, de Diogo Costa Amarante, é exibido na terça-feira, 3 de junho, às 21h, no Atlântida Cine, na Ilha de Santa Maria, nos Açores. Em parceria com a distribuidora No Comboio, o Festival Caminhos do Cinema Português apresenta o filme vencedor do Prémio AXN Movies para Melhor Ficção na última edição.

A longa-metragem acompanha Vítor, um homem de trinta e poucos anos que ainda vive com a mãe, Fátima, uma cabeleireira introvertida e controladora, no apartamento herdado da avó, Júlia. Enquanto Vítor busca atenção e desejo usando a farda do vizinho polícia, Júlia, que vive num lar, tenta lidar com a presença sufocante do falecido marido, agora supostamente encarnado na sua melhor amiga.

A “maturidade do ecossistema dramático” da obra chamou a atenção do júri da Seleção Caminhos durante a última edição dos Caminhos, em novembro. “Pela enorme e complexa riqueza das personagens que povoam esse mundo ficcional e, sobretudo, pelo convite a pensar a natureza humana na condição mediática contemporânea”, Filipa Vasconcelos, João Pedro Rodrigues, Mina Andala, Paulo Cunha e Pedro Brito elegeram Estamos no Ar como a Melhor Ficção do festival.

Neste retrato intimista de pessoas que vivem presas num ciclo de ilusões e solidão, as performances de Sandra Faleiro e Valerie Braddell também se destacaram na premiação, tendo as atrizes sido distinguidas nas categorias de Melhor Interpretação Principal e Melhor Interpretação Secundária, respetivamente.

Com uma estética que mistura realismo e elementos fantásticos, a primeira longa-metragem de Diogo Costa Amarante apresenta um entrelaçado de histórias inspiradas numa experiência pessoal: ao regressar ao Porto para escrever um guião, o realizador encontrou, no apartamento que arrendou, vizinhos e pequenas interações que despertaram a sua imaginação. A partir desses encontros, nasceu um filme sobre as “fantasias que projetamos sobre os outros”, como define a nota de intenção. Estamos no Ar traduz um ponto de escuta atento e ecoa o olhar do próprio cineasta como “observador de relações impossíveis”.Em extensão do Festival Caminhos do Cinema Português em parceria com a distribuidora No Comboio, o público da Ilha de Santa Maria, nos Açores, pode ver a obra premiada na terça-feira, 3 de junho, no Atlântida Cine, às 21h. Os bilhetes, com um custo de 5 €, ficam disponíveis para compra no local uma hora antes da sessão. Na compra de um bilhete, o segundo é gratuito, reforçando o papel do cinema como espaço de encontro e reflexão coletiva.

CCP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.