
A chuva intensa que se fez sentir durante o dia de ontem provocou uma inundação na ilha Terceira e uma pequena derrocada na ilha de São Jorge.
Segundo fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foi registada uma inundação numa habitação em Angra do Heroísmo, mas sem gravidade e sem feridos.
Na ilha de São Jorge, houve uma “pequena derrocada na estrada que dá acesso à Fajã dos Cubres”, no concelho da Calheta, mas que foi “facilmente resolvida” e que não teve consequências.
A Câmara Municipal da Calheta decidiu, no entanto, encerrar o acesso à fajã, por precaução. “Atendendo ao quadro meteorológico previsto para as próximas horas e considerando a ocorrência de derrocadas, faz-se saber que a partir das 12h00 de hoje, dia 8 de outubro de 2025, o acesso à Fajã dos Cubres está interdito, verificando-se a sua reabertura mediante a avaliação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Calheta.
Para os factos, apelamos à devida compreensão e zelo em contribuir para o interesse público”, avançou, ontem, o município na sua página oficial de Facebook.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo Central sob aviso laranja (o segundo mais grave de três) até às 12h00 de hoje, devido às previsões de chuva forte, que pode ser acompanhada por trovoada. O aviso baixa para amarelo entre as 12h00 e as 15h00.
Segundo o IPMA, o agravamento do estado do tempo deveu-se à “aproximação e passagem de um sistema frontal associado a uma depressão centrada a noroeste do grupo Ocidental, com atividade moderada a forte”.
DI/RÁDIOILHÉU






