ÚLTIMAS

REGIÃO | CDS-PP acompanha a proposta do Governo Regional para a antecipação da idade da reforma dos açorianos

609views

A líder parlamentar do CDS-PP Açores, Deputada Catarina Cabeceiras, aplaudiu nesta quinta-feira a pretensão do XIII Governo Regional em “criar um regime especial de acesso à pensão de velhice para açorianos”, em função da esperança média de vida, “como sempre defendemos”.

Catarina Cabeceiras falou em referência ao anúncio feito nesta quinta-feira pelo Vice-Presidente do Governo Regional, que apontou para setembro a apresentação de uma anteproposta de lei com o intuito de criar um “quadro de justiça e de equidade” para que os açorianos “possam reformar-se mais cedo”, atendendo a que “têm uma esperança média de vida comprovadamente abaixo da média nacional, tendo-se apurado que um açoriano pode esperar viver em média menos dois anos e sete meses do que a restante população portuguesa”.

“A antecipação da idade da reforma, depois de uma vida contributiva e com uma esperança média de vida inferior ao resto do país, é uma questão de justiça: este foi e é um compromisso eleitoral do CDS-PP desde 2016 e verá, agora, a luz do dia pela mão do Governo Regional”, recordou Catarina Cabeceiras. “Congratulamos esta iniciativa do Governo e apoiamos esta causa que permitirá, aos Açorianos disfrutar, com mais dignidade, dos resultados de uma vida de trabalho”, afirma.

Saliente-se que, com esta medida é “dado cumprimento ao Programa do XIII Governo Regional dos Açores”, concretamente no capítulo dedicado à Solidariedade Social, que estabelece como prioridade “submeter à Assembleia Legislativa iniciativa legislativa para a fixação de um coeficiente de sustentabilidade próprio para a Região Autónoma dos Açores, de forma a permitir a diminuição da idade de reforma na Região. Esperamos que a Assembleia Regional e a Assembleia da República reconheçam esta causa como uma causa justa dos Portugueses dos Açores”. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.