A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas recebeu esta semana, em Ponta Delgada, um grupo de empresários da Bermuda que manifestaram a Berta Cabral “grande interesse em investir nos Açores”.
Durante uma reunião de trabalho, os empresários, alguns dos quais descendentes de açorianos e de portugueses que emigraram para aquele país há três ou quatro gerações, fizeram questão de dizer à governante açoriana que acreditam no potencial económico dos Açores, defendendo, ao mesmo tempo, a criação de ligações aéreas entre os Açores e a Bermuda.
Berta Cabral aproveitou a oportunidade para transmitir aos investidores bermudenses o processo de evolução contínua e positiva do Turismo nos Açores e os grandes objetivos do Governo Regional para o futuro do setor.
A governante salientou, igualmente, a importância da sustentabilidade ambiental, económica e social, que classificou como “a principal característica do posicionamento a nível nacional e internacional” dos Açores.
“Os Açores são um verdadeiro ‘case study’ em matéria de sustentabilidade e são reconhecidos internacionalmente nesta vertente”, frisou.
Ainda durante esta reunião, o setor imobiliário esteve também em apreciação, tendo sido manifestado interesse dos investidores da Bermuda em apostar nesta área.
Por último, o grupo de empresários manifestou à Secretária Regional a preocupação recorrente relativamente ao facto de as cartas de condução da Bermuda não serem reconhecidas em Portugal, o mesmo acontecendo em sentido inverso.
Uma situação que apenas poderá ser resolvida através de um acordo bilateral entre os Governos de Portugal e da Bermuda e que ultrapassa as competências do executivo açoriano.
Todavia, Berta Cabral deixou o compromisso de fazer chegar ao Governo da República, em tempo oportuno, a preocupação em apreço.
GRA/RÁDIOILHÉU