ÚLTIMAS

REGIÃO | Berta Cabral afirma que profissionais do Instituto de Apoio à Criança são fundamentais no “mosaico de solidariedade e humanismo” nos Açores

| Foto: SRTMI
315views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considerou, este sábado, em Ponta Delgada, que os profissionais do Instituto de Apoio à Criança (IAC) nos Açores merecem uma palavra de reconhecimento, uma vez que, ao longo de 30 anos, “contribuíram e contribuem para o sucesso desta instituição”.

“Falo dos profissionais dedicados, dos voluntários dinâmicos, dos parceiros comprometidos e, claro, das crianças e famílias que têm sido a razão de ser do IAC”, vincou a governante.

Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na sessão de homenagem à presidente Honorária do IAC-Açores, Cinelândia Cogumbreiro, afirmando que cada um dos elementos da entidade “é uma peça fundamental neste mosaico de solidariedade e humanismo”.

A 1 de junho assinalou-se o Dia Mundial da Criança, uma celebração que, segundo afirmou, “continua a merecer o reforço da atenção para a importância dos direitos das crianças no desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa”.

Na sessão, que relembrou, através de uma exposição, o percurso de 30 anos do IAC dos Açores como força motriz incansável na promoção do bem-estar do seu público-alvo, Berta Cabral referiu a justa homenagem à sua Presidente honorária, a Comendadora Cinelândia Cogumbreiro, “uma figura marcante, inspiradora e incansável na afirmação e valorização das crianças nos vários contextos sociais açorianos”.

A governante sublinhou que o IAC-Açores tem, em Cinelândia Cogumbreiro, desde 1993, “uma referência e um propósito, uma referência na afirmação do Estatuto da Criança, e um propósito na intervenção social junto das mais vulneráveis, sempre em defesa dos seus superiores interesses”.

“A história da nossa homenageada é exemplo de perseverança e de compromisso com os valores da dignidade humana e dos direitos da criança. Desde os primeiros dias até à sua sucessão, transformou ideias em palavras e palavras em ação. Como pessoa de agir, soube o valor do tempo e soube, sobretudo, que nesta causa, não há tempo a perder”, frisou.

Segundo Berta Cabral, a homenageada “mobilizou recursos, criou sinergias e envolveu a sociedade no propósito da instituição”.

E prosseguiu: “Foi uma voz ativa e influente na construção de políticas públicas que colocaram as crianças no centro das prioridades regionais”.

A Secretária Regional definiu ainda que “a atuação ampla e abrangente, a sua visão e o seu persistente trabalho” da responsável “trouxeram ao debate público e à consciencialização social a importância de ver a criança, não apenas como um recetor passivo de cuidados, mas como um agente ativo capaz de influenciar o seu próprio destino”.

Durante o percurso de Cinelândia Cogumbreiro, o IAC-Açores “cresceu em dimensão e em impacto social, alcançando resultados que são motivo de orgulho regional e até nacional”, disse Berta Cabral, adiantando que “o seu exemplo é uma inspiração para todos, e é justo que se celebre o seu contributo inestimável”.

A governante deixou, em nome do Executivo açoriano, a expressão de solidariedade e apoio, adiantando que Governo, instituições e sociedade civil devem trabalhar para “conceber um futuro onde todas as crianças sejam valorizadas, respeitadas e protegidas”.

E concluiu: “que nunca nos esqueçamos que, ao cuidar das nossas crianças, estamos a cuidar do nosso futuro coletivo”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.