SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Estamos a trabalhar em métodos mais eficientes para a requalificação de caminhos agrícolas”, anuncia António Ventura

| Foto: SRAA
468views

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, anunciou esta sexta-feira que o Governo dos Açores está a trabalhar em métodos mais eficientes para a requalificação de caminhos agrícolas, tendo em conta “estar cada vez mais difícil manter os caminhos à velocidade com que os efeitos das alterações climáticas os degradam”.

“O método tradicional está a ter pouca eficácia, tendo em conta a velocidade da evolução das alterações climáticas e a forma como estas têm influência no trabalho que é realizado para requalificação dessas vias, pelo que se torna necessário pensar em novas soluções para uma recapacitação dos caminhos que faça face a essas consequências”, defendeu.

António Ventura falava na sessão de abertura da Feira Agrícola de São Jorge, que teve lugar no concelho da Calheta, iniciativa que não se realizava desde 2018, mas que o governante fez questão de salientar no que à sua importância para economia da ilha diz respeito.

“É um orgulho para o Governo dos Açores estar aqui a testemunhar esta mostra de produtos tão essenciais, porque a ilha de São Jorge tem uma agricultura muito especial, assim como os seus agroprodutos”, destacou.

O responsável pela pasta da agricultura salientou ainda o trabalho da Associação Agrícola da ilha de São Jorge na preparação deste certame, fazendo força para que a mesma se realize novamente no próximo ano, dada a importância daquele setor naquela ilha.

“É um orgulho verificar que em São Jorge o leite está a €0,50, quando é uma empresa local e quando outras multinacionais não o fazem e estão instaladas nos Açores; é em São Jorge que temos 47% do efetivo de gado da raça Ramo Grande e São Jorge tem uma agricultura com agroprodutos muitos especiais”, frisou.

Da programação constaram concursos de bovinos, palestras, exposições e provas de produtos regionais, o que para o Secretário Regional “constitui um grande orgulho para o Governo estar aqui a testemunhar esta mostra destes produtos tão essenciais”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.