REGIONAL

REGIÃO | Atualidade. Navio patrulha oceânico Setúbal conclui missão nos Açores

271views

O NRP Setúbal regressou esta manhã à Base Naval de Lisboa após, mais uma, missão cumprida na Zona Marítima dos Açores.

​​No período da missão, o NRP Setúbal navegou mais de 2.100 horas, percorrendo cerca de 18.000 milhas náuticas, o equivalente a mais de 33 mil quilómetros, cumprindo todas as tarefas que lhe foram atribuídas.

Enquanto guarnecia o dispositivo naval padrão na Região Autónoma dos Açores o navio realizou diversas ações de busca e salvamento sob coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, destacando-se o apoio ao navio de transporte de combustíveis “São Jorge”, que encalhou junto ao ilhéu da Praia na ilha da Graciosa, o apoio prestado ao resgate da tripulação do navio “Felicity Ace”, que teve um incêndio a bordo e ainda nas buscas de dois pescadores desaparecidos ao largo da ilha de Santa Maria.

O navio realizou patrulha e vigilância na subárea dos Açores da zona económica exclusiva nacional, participou em exercícios conjuntos, como o FOCA 21.4, FOCA 22.1, ASAREX 22 e cerimónias militares, ou outras de cariz protocolar como a iniciativa “Alista-te por um dia” e “Dia da Defesa Nacional”.

O NRP Setúbal apoiou ainda o Comando Operacional dos Açores na Operação Gaia, durante a crise sísmica na ilha de São Jorge auxiliando no transporte de material e pessoal por forma a prestar o apoio necessário à população, em caso de catástrofe.

Os militares do navio patrulha oceânico Setúbal, comandados pelo capitão-de-fragata Artur Dias Marques, regressaram à Base Naval com o sentimento de dever cumprido, contribuindo assim para assegurar as funções de segurança e autoridade do Estado no mar.

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.