AGENDA

REGIÃO | Agenda. Residência Artística “LAVADIAS” fortalece o festival de cinema ao ar livre nas Lajes do Pico

879views

A segunda edição do LAVADIAS – Festival de Cinema ao Ar Livre, acontece de 14 a 16 de agosto no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico. Para fortalecer o festival e alimentar a futura programação, a cineasta Clara Alves foi convidada para uma residência artística na ilha do Pico. 

“Uma oportunidade de conhecer esta ilha maravilhosa e mágica, uma experiência inesquecível,” admite Clara Alves, que apresenta a sua curta “No Princípio era o Mar”, na noite de 15 de agosto, dedicada a documentários no grande ecrã de LAVADIAS. “Poder conhecer a ilha do Pico e as pessoas que fazem a ilha, de uma generosidade enorme a partilha de histórias, vivências, curiosidades, ao longo dos 6 dias da minha estadia em residência artística, senti-me, também, habitante do Pico, em plena sintonia com os elementos.” 

O diretor artístico da MiratecArts, que gere o LAVADIAS, Terry Costa, convidou Clara Alves para esta experiência devido ao seu trabalho com a curta documental que o festival apresenta. A obra foi conseguida no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Cinema e Televisão na NOVA FCSH. A curta-metragem está a ser exibida em festivais, desde 2020, e agora chega ao Pico. 

“A residência tem como objetivo principal o desenvolvimento de um novo trabalho, inspirado pelas gentes e o mar da nossa ilha,” avança Terry Costa, “e potencialmente alimentarmos futura programação original para o festival.” Este programa é conseguido no âmbito do projeto Cineclube Montanha, com o apoio do Município das Lajes do Pico e da Direção Regional dos Assuntos Culturais. Tal como a sinopse do filme de Clara Alves, que vamos apresentar nesta edição do LAVADIAS, diz: “O mar é o princípio e só navegando se constrói o caminho com perspicácia e bravura.” 

As apresentações de LAVADIAS acontecem nos dias 14, 15 e 16 de agosto, às 21h30, no Forte de Santa Catarina. O projeto da MiratecArts com o Município das Lajes do Pico tem entrada livre.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.