REGIONAL

REGIÃO | Açores. Investigação e Desenvolvimento (I&D) é essencial para a produtividade das empresas, diz José Manuel Bolieiro

| Fotos: MM
195views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, interveio hoje, em Ponta Delgada, no encerramento da conferência “Influência da I&D na Produtividade”, definindo a Investigação e Desenvolvimento (I&D) como fundamentais para as empresas e lembrando o potencial da academia no potenciar de quadros e talentos.

“A I&D é essencial para a produtividade das empresas, do negócio, de uma sociedade em progresso e em bem-estar”, considerou o governante, que diz sentir na atual sociedade e nas “novas gerações” uma “maior sensibilidade” para estas matérias, a que se junta o desígnio do desenvolvimento sustentável.

“Estou convencido que temos um aliado nas novas gerações e a base de uma ideia de desenvolvimento sustentável”, sustentou José Manuel Bolieiro.

Para o Presidente do Governo, é necessário aliar a produtividade empresarial a uma “nova visão” que passa pelas novas economias.

Os Açores, nesse sentido, não são ultraperiféricos, antes devem utilizar a sua “centralidade” a nível marítimo e espacial para potenciarem a sua posição.

O mar dos Açores “é grandioso” e elemento que contribui para a “importância estratégica de Portugal e a projeção atlântica da União Europeia”.

“Temos créditos fundados na nossa história e no nosso presente. Devemos acrescentar ambição quanto a este percurso para o futuro”, concretizou o Presidente do Governo, que também abordou a necessidade de a região criar e fixar talentos na área económica e empresarial.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.