REGIONAL

PRAIA DA VITÓRIA | Balanço feito pela Presidente do Município, Vânia Ferreira: Chuva intensa provoca 15 ocorrências no Concelho.

131views

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, indiciou, ao final da tarde de sexta-feira, dia 05, o registo de 15 ocorrências no concelho, provocadas pelas chuvas intensas que se fizeram sentir entre quinta-feira, dia 04, e sexta-feira, dia 05.

Segundo a autarca, as situações de maior dimensão ocorreram no Largo da Batalha, afetando 23 viaturas ali estacionadas e a inundação de algumas moradias; na zona de campismo no Paul, que obrigou ao realojamento de 53 campistas da zona de campismo no Paul para a Escola Profissional da Praia da Vitória; e a cortes no abastecimento de água, particularmente em Santa Cruz. Registou-se ainda o galgamento de algumas ribeiras e a obstrução de algumas vias.

“Neste momento, a maioria das situações já foram ultrapassadas. Já foi possível restabelecer o abastecimento de água em vários locais, estando os serviços municipais a resolver a situação no centro urbano de Santa Cruz. Por exemplo, já foi restabelecida a circulação na Rua Nova e no Caminho do Facho. Encerramos por precaução as escadinhas do Facho e temos os nossos operacionais a intervir em várias zonas”, explicou a autarca.

Devido aos trabalhos de limpeza, a circulação rodoviária na Rua do Cruzeiro (Fontinhas) e na Rua das Covas (São Brás) estará condicionada até à próxima segunda-feira. Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, refere que “foram reunidos todos os esforços por parte do Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória, com as entidades competentes na salvaguarda da população. A situação mantém o alerta, dada a contínua chuva, pelo que continuaremos atentos às necessidades dos munícipes”.

“O meu agradecimento a todos os envolvidos em prol da segurança das pessoas afetadas, que é a prioridade máxima. As ocorrências estão a ser regularizadas e estamos em constante acompanhamento de eventuais novas situações. Sempre que se justifique, divulgaremos nos nossos meios de comunicação as informações alusivas ao trabalho desenvolvido”, explica a autarca. O alerta amarelo foi prolongado até amanhã, dia 06, às 12h00, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.

O acompanhamento destas ocorrências envolveu meios das seguintes entidades: Câmara Municipal da Praia da Vitória, através do SMPCPV, Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública, Praia Ambiente E.M e Governo Regional dos Açores, através das Obras Públicas.

CMPV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.