ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Pedro Nascimento Cabral congratula-se com unanimidade em torno da Estratégia de Combate à Pobreza e Exclusão Social

384views

A Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social proposta pela Câmara Municipal de Ponta Delgada foi aprovada por unanimidade e com votos de louvor na última Assembleia Municipal de 29 de abril, facto que o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, considera ser demonstrativo de uma “política autárquica ativa, sistémica e responsável que se desenvolve no sentido de corrigir assimetrias e apoiar famílias e pessoas em situação de maior vulnerabilidade ou fragilidade económica e social”.

“Depois de ter sido votada favoravelmente em reunião ordinária de Câmara, de ter também merecido a aprovação por parte de todos os membros integrantes do  Conselho Municipal de Desenvolvimento e Coesão Social realizado no passado dia 20 de abril, a Estratégia Local de Combate à Pobreza e Exclusão Social voltou a ser aprovada por unanimidade e mereceu votos de louvor na última Assembleia Municipal. Sendo o documento onde surge vertido o plano de ação que desenhámos para reverter quadros de desigualdade e exclusão social até 2026, esta é a confirmação de que o atual executivo está a dar passos acertados e firmes para conferir uma maior igualdade de oportunidades entre a população do concelho”, reforça o autarca.   

“Foi com agrado que constatei o carácter consentâneo que emergiu de todos os intervenientes que apreciaram a estratégia”, acrescenta o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, especificando que o documento que a suporta orientará a a atuação da autarquia e do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Coesão Social  nos próximos três anos, prevendo-se “uma concertação com aquelas que são as políticas regionais de combate à pobreza e exclusão social”. 

O plano de ação da Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e Exclusão Social contempla 71 medidas estratégicas que se dividem em oito objetivos estratégicos, por sua vez, integrados em cinco áreas prioritárias, designadamente: Educação e Formação Generalizada, Proteção Social, Habitação, Emprego, Cultura e Saúde. 

O plano de ação propõe-se a reduzir a pobreza e exclusão social nas crianças e jovens de Ponta Delgada, promover o sucesso escolar e combater o absentismo em todos os níveis de ensino, desenvolver mecanismos que promovam o envelhecimento ativo e novas soluções para idosos, pessoas com deficiência ou com doença mental e dependentes que necessitem de apoio. 

Simultaneamente, procurará alargar e reforçar as respostas de habitação, diminuir o número de pessoas em situação de sem abrigo, viabilizar um estilo de vida saudável e reduzir as dependências, atuar de forma próxima junto de pessoas com problemas de saúde mental, bem como desenvolver mecanismos e projetos em áreas complementares que minimizem a pobreza e exclusão social. 

CMPD/GC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.