PONTA DELGADA | Clélio Meneses reitera compromisso de reforçar meios humanos e técnicos do HDES
O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou hoje o compromisso de reforço dos meios humanos e técnicos do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), de Ponta Delgada.
Foi durante a cerimónia comemorativa do 22.º aniversário da inauguração da atual Unidade de Saúde, realizada ao início da manhã.
“Desde que tomou posse, este Governo já contratou 255 profissionais de saúde e está em processo de contratação de mais 63. De todos esses, já estão 52 médicos contratados e há 44 médicos a contratar, em processo que já está autorizado”, precisou, falando em específico da unidade hospitalar de Ponta Delgada.
“Quer dizer que há um reforço muito grande na contratação de pessoal e só enfermeiros, são 99, que já estão contratados para este hospital em menos de um ano, porque os recursos humanos são o essencial numa casa desta dimensão”, acrescentou ainda.
O governante anunciou também a realização de obras de remodelação e ampliação no HDES e referiu que “a primeira obra que vai ser feita é a remodelação e ampliação do corpo cirúrgico, cujo projeto já está em fase avançada, por forma a concretizar esse projeto no próximo ano”.
Clélio Meneses disse também que o Governo está a desenvolver “um esforço muito grande de dotar também esta infraestrutura de equipamentos técnicos e tecnológicos, adequados aos novos tempos” sendo que “há um conjunto de investimentos previstos a esse nível, que também” representam “uma forma de motivar os profissionais a trabalharem numa instituição com condições adequadas”.
Por último, o titular da pasta da Saúde anunciou que o esforço de investimento no hospital vai contemplar “a interoperabilidade de todo o sistema informático da Região”, iniciativa que envolve todas as Unidades de Saúde “para que haja uma centralização da informação, com partilha dessa informação, por forma a termos uma resposta mais adequada, mais rápida e mais eficaz para os utentes”.
Durante a cerimónia comemorativa do 22º aniversário da inauguração do HDES foram homenageados os funcionários com mais anos de serviço e inaugurada a exposição de fotografia “Ser Humano – Ser HDES”.
GA/RÁDIOILHÉU