Os músicos Açorianos César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), que formam o Duo “Toadas”, regressam ao “Lava Jazz” onde irão apresentar-se em concerto, no próximo sábado, dia 26 de Agosto, num concerto do “mais profundo sentimento” ilhéu.
Este concerto será constituído por um primeiro momento com apresentação de “modas mais tradicionais e reconhecidas por todos”. Modas como “Mouraria”, “Pezinho Velho”, “Fado da Noite”, Fado menor” ou “Balho da Povoação”, fazem parte do repertório instrumental da Viola da Terra, mas são peças pouco tocadas nos nossos palcos na atualidade. O Duo tem insistido em trazer estas melodias para o palco e reavivá-las, sempre com arranjos e variações próprias, mas para demonstrar a riqueza do repertório deixado pelos Mestres da Viola.
Numa segunda parte serão apresentados temas mais contemporâneos e alguns originais do Duo. A ocasião servirá ainda, para o grupo apresentar alguns temas do álbum “Toadas, da Lobeira ao Agrião”, o primeiro álbum do Duo e que foi apresentado em Novembro de 2022. Para o álbum criaram dois originais, “Toadas” e “No Prédio”, em homenagem à sua terra Natal e à sua infância.
Estes dois irmãos, naturais da Ribeira Quente são um grande exemplo da arte com raízes açorianas. Eles trazem-nos o mais profundo sentimento de ser ilhéu, na voz e violão de César Carvalho e a tão característica viola da terra, nas mãos de Rafael Carvalho.
O “Lava Jazz” é um estabelecimento de diversão noturna inaugurado em 2016, em Ponta Delgada, especialmente pensado para os amantes de música ao vivo. Recebe mais uma vez o Duo Toadas, numa aposta na música tradicional e original que se faz nos Açores.