ÚLTIMAS

PICO | No topo da inovação: Madalena vai transformar-se numa ‘Smart City’

524views

O comércio local está à distância de um clique. Abrindo as portas à era digital, mais de 150 estabelecimentos vão alojar-se numa plataforma online, com um shopping virtual, criada com o intuito de impulsionar o desenvolvimento económico do Concelho e da Ilha, num investimento de cerca de 800 mil euros, o maior alguma vez realizado neste setor no Pico.

Foi aprovada a candidatura apresentada pelo Município da Madalena, em consórcio com a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP), para a criação de um Bairro Comercial Digital, num montante global de 753 mil euros.

Integrando 152 estabelecimentos, o projeto “Madalena Digital” contempla o desenvolvimento de uma ‘app’ com marketplace, onde as empresas do bairro podem colocar os seus produtos à venda, a instalação de pontos de acesso ‘wi-fi’ gratuitos, MUPI’s interativos e cacifos inteligentes.

A Autarquia pretende, ainda, criar dois parques de estacionamento inteligentes (Smart Parking) e um Pomar Urbano, complementando esta requalificação urbanística com a substituição das paragens de autocarro por equipamentos modernos.

Rumo à transição digital, a iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa impulsionar a economia local e fortalecer a identidade da Madalena como um destino comercial inovador e dinâmico, atrativo para os residentes e para quem nos visita.

CMM/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.