ÚLTIMAS

PICO | Guitarrista Luso Canadiano, John Goulart, abre o Festival Cordas na Madalena

483views

Cordas World Music Festival é o festival de artes mais galardoado dos Açores, e um dos festivais mais singulares no mundo pela sua localidade, a ilha do Pico, mas também pelo foco dos seus artistas se dedicarem à arte dos cordofones, assim, apresentando várias culturas através de instrumentos de cordas.

A MiratecArts, entidade organizadora do Festival Cordas, investe na diversidade do ser humano participante, ideais e histórias que têm para contar através da sua música. Os palcos que acolhem os músicos de vários cantos de Portugal, e outros países, incluem a paisagem idílica da ilha no Jardim da Saudade e Palco LUX na MiratecArts Galeria Costa, uma propriedade de 2,6 hectares dedicado à arte na natureza; o Santuário dos Dragoeiros no Museu do Vinho do Pico; a Gruta das Torres, o maior tubo lávico de Portugal; lagoas, piscinas naturais, campos de lava e ainda o Auditório da Madalena, um dos maiores palcos da região. Eventos paralelos incluem visitas a escolas, lançamentos de álbuns, residências para nova criação musical e conferência, tudo na temática dos cordofones.

A edição de 2022 acontece de 16 a 25 de setembro pelo concelho da Madalena do Pico, e cabe ao guitarrista Luso Canadiano, John Goulart, as honras do concerto de abertura no Auditório da Madalena.

John Goulart tem a reputação de ser um dos melhores guitarristas do Canadá. Ganhou destaque há 30 anos, depois de vencer o primeiro prémio no inaugural Great Lakes International Guitar Competition, e ainda finalista e premiado nos concursos Guitar Canada e Guitar Foundation of America. Desde então, seus concertos e gravações continuam recebendo elogios da crítica, do público e de outros músicos dos quatro cantos do mundo. John é o fundador e diretor musical do Bow Valley Chorus em Banff, no Canadá, e descendente de famílias da ilha montanha.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.