REGIONAL

ATUALIDADE | “10 Anos de Origens” é o novo trabalho musical de Rafael Carvalho

319views

Em Fevereiro de 2012, na Ribeira Quente e depois no Auditório Luís de Camões em Ponta Delgada, Rafael Carvalho apresentava ao público o seu primeiro álbum, “Origens”.

O carinho e apoio do público tem sido constante ao longo dos anos. Só assim se justificaria o lançamento dos álbuns seguintes: “Paralelo 38” em 2014, “Relheiras” em 2017, “9 Ilhas, 2 Corações” em 2018, “Um Natal à Viola” em 2019 e “Cordas do Mundo” em 2021.

Em 2022 Rafael Carvalho regressa com um álbum comemorativo desses “10 Anos de Origens”: Um álbum duplo, com um CD que contem 20 originais seus para Viola da Terra: 14 desses originais foram escolhidos dos álbuns anteriores e 6 novos temas foram gravados, propositadamente, para este álbum.

O álbum conta, ainda, com um DVD, que retrata o percurso de Rafael Carvalho desde a infância, na Ribeira Quente, num testemunho na primeira pessoa, onde explica os primeiros passos com a Viola da Terra, o seu trabalho como formador em várias escolas de Violas, e a sua viagem musical de edições, sendo os testemunhos alternados com videoclipes de 13 originais seus.

De acordo com o músico, “esta viagem não tem sido fácil, de modo algum. No entanto, a vontade de continuar a dar a conhecer a sonoridade da nossa Viola, nas suas modas tradicionais, nas adaptações que fui fazendo de outros repertórios, e, principalmente, nos originais que fui apresentando, foram sempre a força motriz para levar todos os trabalhos a bom porto”.

Ao longo de uma década este trabalho tem sido muito importante para a revitalização e divulgação da Viola da Terra, e tem também, um cariz inovador, em que a Viola da Terra se apresenta muitas vezes a solo, mas também, toca com Gaita-de-Foles, Percussão, Contrabaixo, Flauta, Violino, Hang Drum, Violoncelo, Voz e o Violão.

Todos os músicos que participaram nos seus álbuns, bem como alguns amigos e conhecidos que acompanham o seu trabalho, escreveram um ou dois parágrafos sobre essa experiência, para integrar o livro que acompanha CD e DVD. São eles, de certo modo, com os seus testemunhos, que apresentam “Rafael Carvalho – 10 Anos de Origens”.

O álbum estará disponível brevemente nas plataformas digitais e a sua apresentação está a ser preparada, para as próximas semanas, na Ilha de São Miguel: Ponta Delgada e Concelho da Povoação. Este álbum comemorativo estará ainda em destaque na programação do CORDAS World Music Festival, na Ilha do Pico.
O álbum é uma produção da Palco de Ilusões Produções Audiovisuais e Multimédia e Rafael Carvalho, contando com apoio do Governo dos Açores através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais.

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.