PICO | “Falar do futuro é falar na consistência das medidas do Governo e na sua irreversibilidade”
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou hoje a “consistência” das medidas do Executivo para desonerar, de forma direta e sem burocracias, os gastos das famílias, enumerando um conjunto de medidas irreversíveis para a coligação.
“Este é um Governo dos Açores, pelos Açores, e para os Açores”, lembrou José Manuel Bolieiro, falando na Madalena do Pico, na visita estatutária do Governo dos Açores.
O governante presidiu à assinatura de adendas a contratos referentes ao aumento de vagas em Creche e CATL na Santa Casa da Misericórdia da Madalena.
Falando em medidas com o COMPAMID, o projeto Novos Idosos ou a gratuitidade das creches, o Presidente do Governo sublinhou ser sua marca pessoa e identidade deste Executivo a aplicação de “impulsos e sem burocracia” que assegurem aos açorianos “bem-estar na gestão do orçamento” familiar.
“Os governos estão ao serviço do povo. É bom definir prioridades: e a nossa prioridade é fazer bem às nossas populações, qualquer que seja a geografia ou idade”, sublinhou, numa cerimónia que contou também com o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, que tutela a pasta da Solidariedade Social.
José Manuel Bolieiro lembrou a disponibilidade do Governo para continuar a “cooperar” com todas as Santas Casas e IPSS da Região, verdadeiros “parceiros de desenvolvimento”.
“O nosso caminho é em progresso. Num dia não pode estar tudo resolvido, isso é demagogia, ninguém o consegue fazer”, prosseguiu, assinalando ser necessária uma “partilha de recursos e meios” nesta “cooperação crescente” com as instituições do setor social.
“Falar do futuro é falar na consistência das medidas e irreversibilidade das mesmas”, acrescentou ainda, aludindo ao recente Acordo de Parceria firmado com os parceiros sociais, e elogiando também a capacidade da Madalena do Pico em fixar e inclusive aumentar a sua população, como atestado nos recentes Censos.
Foram recentemente abertas um total de mais 444 vagas na resposta de creche para fazer face ao início do ano letivo 2023/2024 nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria.
Das 444 vagas já protocoladas ou a protocolar com IPSS da Região, 228 são na ilha de São Miguel, 138 na ilha Terceira, 44 no Faial, 30 no Pico e quatro em Santa Maria.
No total, o Governo dos Açores já protocolou mais de 600 vagas para a resposta de creche na Região.
O Governo dos Açores cumpre hoje o segundo de três dias de visita estatutária ao Pico.
GRA/RÁDIOILHÉU