ÚLTIMAS

PICO | Deputados do PS alertam para falta de condições no Centro de Saúde da Madalena

634views

Os Deputados do PS eleitos pelo Pico alertaram, esta sexta-feira, para a falta de condições operacionais no Centro de Saúde da Madalena, com “insuficiências que podem colocar em risco a prestação de cuidados de saúde aos Picarotos”.

Em requerimento assinado pelos dois deputados do PS eleitos pela ilha do Pico.

Marta Matos sinalizou, em específico, o “facto do sistema de ar condicionado daquele Centro de Saúde estar avariado há meses e agora a situação ficar agravada em pleno verão”, podendo, inclusivamente, “comprometer o funcionamento de unidades de tratamento como o serviço de hemodiálise”.

“Sem ar condicionado, com as temperaturas que temos vindo a sentir, atingindo-se frequentemente os 30 graus no interior do edifício, colocam-se evidentemente grandes dificuldades e desconforto aos profissionais de saúde e utentes, equacionando-se a necessidade de deslocação, novamente, dos utentes do serviço de hemodiálise do Pico para o Hospital da Horta, para que lhes possam ser prestados os cuidados necessários”, sublinhou a parlamentar socialista.

Marta Matos criticou que se tenha recorrido a uma “opção de recurso”, com a “distribuição de ventoinhas pelo edifício”, em vez de se “solucionar o problema, arranjando o ar condicionado”, considerando que as “condições vividas naquela unidade de saúde são degradantes”.

A deputada do PS, eleita pela ilha do Pico, recordou que a Unidade de Saúde do Pico (USIP) “registou grandes avanços e melhorias na prestação de cuidados de saúde aos Picarotos durante os Governos Regionais do PS”, concretizados com “a Medicina Interna e o Serviço de Hemodiálise”.

“Apesar do esforço de todos os profissionais de saúde que trabalham na USIP, nos últimos tempos têm sido relatados e divulgados enormes constrangimentos e dificuldades não só por utentes, mas pelos próprios profissionais do setor, que comprometem gravemente os cuidados prestados e o direito à plena proteção da saúde dos habitantes do Pico”, denunciou.

Marta Matos recordou, ainda, as várias denúncias já feitas pelo PS no passado, relativamente à “falta de materiais básicos e de ferramentas essenciais à prestação de cuidados médicos, aos atrasos verificados na realização de exames, com particular destaque para as ecografias requisitadas através da USIP e com encerramentos demasiado frequentes dos serviços de atendimento permanente de São Roque e das Lajes do Pico”.

Em requerimento, os deputados Marta Matos e Mário Tomé questionam se a avaria do ar condicionado “já foi reportada ao Governo Regional, que diligências foram desenvolvidas para resolver o problema e para quando está prevista a total reparação do equipamento de ar condicionado?”

“Está garantido o normal funcionamento de todos os serviços do Centro de Saúde da Madalena, em particular, do serviço de hemodiálise?”, é outra questão que os deputados Marta Matos e Mário Tomé colocam ao Governo Regional do PSD-CDS/PP, PPM, que conta com o apoio da IL e do Chega.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.