REGIONAL

OPINIÃO | João Pires – Mais um Comendador na Califórnia, por Liduíno Borba

161views

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve na América, entre 23 e 28 de setembro de 2022, mais precisamente na Califórnia, cumprindo uma promessa efetuada em 2018. No dia 24, começou por San Diego e passou por Artesia, a sul, seguindo-se São José, no domingo, dia 25, viajando ao início da tarde para o Vale de San Joaquin, para o Salão de Gustine, acabando em Atwater, em casa do Comendador Manuel Eduardo Vieira. Dali, já noite, seguiu para São José. No dia 26 visitou a Universidade de Stanford e encontrou-se com empreendedores. Na terça-feira, dia 27, visitou uma Fábrica da Corticeira Amorim e deu início à partida de basebol, onde milita o Giants. No dia seguinte, antes da partida, esteve no lançamento da primeira pedra do monumento aos Industriais de Laticínios Portugueses na Califórnia. Ainda participou num encontro com uma Delegação de Sausalito, do Yacht Club.

Esta visita, como outras presidenciais, de ministros, de governantes ou de secretários, recebeu alguns reparos na forma como se realizou e na comitiva acompanhante. Não é a finalidade destas minhas palavras. Já dei para esse peditório…

Estas palavras têm a finalidade de descrever o que de relevante se passou com esta visita do Presidente ao Vale de San Joaquin.

Como se disse, no dia 25, domingo, pelas 16h00m, o Presidente chegou a Gustine, ao Salão onde se realizam as grandes Festas do Espírito Santo, desde 1913, e de Nossa Senhora dos Milagres, desde 1936, tendo sido recebido pela Filarmónica Lira Açoriana de Livingston, fundada em 1982. Seguiu-se o encontro com a nossa comunidade, ali bem presente, onde foi servido um beberete. Foi neste Salão que foi atribuído a João Borges Pires a merecida comenda da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República. O Mayor da cidade de Gustine, Pat Nagy, presenteou o Presidente da República com a chave da cidade.

João Pires, como é conhecido pelos amigos, nasceu em 24 de junho de 1949, dia de São João, na Ladeira Grande, freguesia da Ribeirinha, Ilha Terceira. Casou em 1973 com Cecília Correia e emigrou para o sul da Califórnia. São país de 2 filhas e 2 filhos, um deles falecido num trágico acidente, em 1994. Sempre esteve ligado à indústria do leite. Em 1981, estabeleceu-se em Hilmar, em 1985 em Newman, e, em 1992, em Gustine, com a sua Leitaria, uma das maiores e mais modernas das cerca de 1200 existentes na Califórnia, com perto de 10.000 cabeças de gado. É um dos empresários do ramo mais esclarecidos, decididos e respeitados.

João Pires tem sido um grande benemérito das Festas do Espírito Santo e padroeiros na Califórnia e na sua terra Natal. É tesoureiro, com ajuda da esposa, da Festa do Espírito Santo de Gustine, desde 1992. Que a saúde seja maior que os sustos que a doença fez o casal passar recentemente.

Por tudo atrás escrito, e muito mais, com muita justiça, foi-lhe atribuída a comenda da Ordem de Mérito.

Ainda neste dia 25, domingo, foi realizada uma receção/convívio, com jantar, pelas 19h30m, na residência do casal Manuel Eduardo Vieira e de D. Laurinda Vieira, de homenagem a luso-eleitos Congressistas, Deputados Estaduais, Procuradora Geral, Presidentes de Câmaras (Mayors), Vereadores de Câmara, Supervisores do Condado e Chefes de Polícia. Estiveram também presentes os presidentes das duas principais sociedades fraternais da Califórnia: Luso América Fraternal Socity e a Portuguese Fraternal Socity of América; para além de dirigentes da California Portuguese America Coalition acompanhados do seu presidente Diniz Borges, Cônsul Honorário de Portugal em Tulare, muito ativo na organização desta visita. O evento teve a participação de cerca de 100 pessoas, quantidade nunca reunida anteriormente. Seguiram-se os discursos relacionados com o inesquecível evento.

Mais uma vez o comendador Manuel Eduardo Vieira soube responder à solicitação dos eleitos portugueses que nos visitam em terras da Califórnia, mostrando a sua grande envolvência em tudo o que diz respeito à nossa comunidade, como grande líder que tem demonstrado ser.

Segundo julgo saber, a Califórnia tem, pelo menos, seis Comendadores: Batista Vieira; Eduardo Eusébio; Manuel Barroca; Manuel Bettencourt; Manuel Eduardo Vieira e João Pires.

Casa da Terra Alta, São Mateus, 4 de outubro de 2022.

LB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.