ÚLTIMAS

O Governo não tem metas, nem planos nem estratégias para o Sistema Educativo Regional, destaca Rodolfo Franca

634views

Rodolfo Franca destacou, esta segunda-feira que o Governo Regional “não tem metas, nem planos, nem estratégias para o Sistema Educativo Regional, apenas medidas avulsas.

O deputado socialista falava na cidade da Horta, onde estão a ser debatidos a proposta de Plano e Orçamento para 2022.

O parlamentar do PS realçou que os documentos evidenciam “verbas que teoricamente reforçam determinadas ações na área da Educação sem, no entanto, fornecer qualquer justificação ou explicação sobre os projetos a desenvolver”.

Rodolfo Franca acusou o Governo Regional de “assentar as fundações da Educação nos Açores em areias movediças” ao “apresentar verbas fictícias, sem garantir o respetivo financiamento”.

O deputado do PS questionou a Secretária Regional acerca da continuidade do Programa ProSucesso ou se existe “algum outro Plano ou Programa”

“Para que serviu o estudo de 40 mil euros ao ProSucesso em 2021 e porque é que o Governo quer gastar mais 30 mil euros em 2022, com o mesmo propósito? Em contrapartida, porque é que se desinveste em Projetos Pedagógicos?”, questionou o deputado do PS.

Rodolfo Franca sublinhou que “nem sempre jogar dinheiro para cima dos problemas os resolve” e questionou “quais as ações concretas da rubrica ‘Promoção do Sucesso Educativo e Combate ao Abandono Escolar Precoce’ que mais 200 mil euros, de acordo com a proposta do Governo?”

“Também na Educação, como na grande maioria dos setores da nossa sociedade, a proposta de Plano e Orçamento para a Educação não tem credibilidade nos 15 milhões de euros que a Sra. Secretária alega ter, mas que o Governo sabe que não irá ter como receitas e, portanto, é irrealista, motivo pelo qual o PS não poderá aprovar”, finalizou o deputado socialista, Rodolfo Franca.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.