“Com uma carreira de mais de 40 anos dedicada à animação, Abi Feijó é o maior dinamizador do sector em Portugal,” foi assim que Terry Costa apresentou o membro da Academia dos Óscares, no Auditório da Madalena, no encerramento da sétima edição do AnimaPIX.
Terry Costa tinha acabado de atribuir, na Rádio Pico, o MiratecArts Prémio Atlante, ao galardoado produtor e cineasta português. “É uma surpresa muito agradável e inesperada. A Prémio Atlante vai ficar com o da Regina – juntas, pode ser que elas se reproduzam”, disse Abi Feijó na Rádio Pico, adicionando que “acho notável a dinamização cultural que o Terry tem vindo a fazer. Costumo dizer que uma pessoa tem que sonhar em grande, porque quando for à procura dos sonhos não os perder de vista pelo caminho. Portanto sonhamos em grande, e as baleias são grandes também.”
Abi Feijó é licenciado da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi fundador d´O Filmógrafo, e d ́ A Casa da Animação no Porto. Em parceria com Regina Pessoa, fundou e gere a Casa-Museu de Vilar, em Lousada, e a Ciclopes Filmes. Em Outubro de 2022, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente de Portugal, Dr Marcelo Rebelo de Sousa. Esta é a segunda vez que Abi Feijó participa no AnimaPIX. O Festival produzido pela MiratecArts, com o apoio da Direção Regional dos Assuntos Culturais do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Madalena.
MiratecArts Prémio Atlante é atribuído pela associação cultural, com sede na ilha do Pico – Açores, pelo corpo de trabalho de um artista que segue as suas paixões, sem medo de ser diferente. O Prémio Atlante significa persistência e ousadia no mundo das artes e é da responsabilidade do diretor artístico da MiratecArts, sem data específica de atribuição ou qualquer candidatura da parte dos artistas.
AnimaPIX é o festival de animação na ilha do Pico. Depois de apresentar prémios em conto e livro ilustrado, AnimaPIX Prémio 2023 será atribuído a um filme de animação, produzido em Portugal. A presidência do júri está confirmada com o duo Abi Feijó e Regina Pessoa, que já arrecadaram cerca e 200 prémios internacionais. As inscrições ao AnimaPIX Prémio 2023 estão abertas até 1 de setembro, e a apresentação do premiado será na próxima edição do festival, em dezembro de 2023, na Biblioteca Auditório da Madalena
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU