REGIONAL

PONTA DELGADA | Presidência do Governo apoia ‘master class’ em órgão

© Governo dos Açores
122views

A Presidência do Governo dos Açores apoia uma ‘master class’ em órgão, que decorre na Igreja do Palácio da Conceição, hoje, dia 9 de dezembro, ministrada pelo organista espanhol Xavier Artigas a um grupo de alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Para o efeito, será utilizado o órgão histórico do século XVIII, existente na Igreja do Palácio da Conceição, da autoria de Joaquim António Peres Fontanes (1750-1818). 

Xavier Artigas formou-se no Conservatório em Zaragoza em piano, órgão e cravo, estes dois últimos sob a direção de José Luis González Uriol. Realiza com regularidade concertos por Espanha, Europa e Ásia, nos ciclos mais importantes dedicados ao órgão e ao cravo. Realizou gravações para RNE, Radio Clásica e RTVE. 

Além de ser assessor para o restauro e conservação dos órgãos históricos da Comunidade de Múrcia. É coordenador das Jornadas Internacionais de Órgão de Zaragoza e do Festival de Música Antiga de Daroca. A par destas funções é ainda professor no Conservatório Superior de Música de Múrcia, como Chefe do Departamento de Música Antiga e catedrático de órgão e cravo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.