AGENDA

Juntos à Mesa – Festival Solidário Take-away de 3 a 25 de Junho no Faial

234views

“Juntos à Mesa” é um festival gastronómico solidário – em formato take-away – que vai unir todos os Faialenses numa iniciativa que vai celebrar a gastronomia, a boa disposição e o espírito de entreajuda na nossa ilha.

De 3 a 25 Junho, a Associação de Turismo Sustentável do Faial, a Câmara Municipal da Horta e 16 restaurantes e estabelecimentos com take-away da ilha irão dinamizar um festival em moldes muito especiais.

O facto de não podermos estar fisicamente juntos não quer dizer que não possamos celebrar algo em conjunto. Desta forma, o take-away será rei neste evento gastronómico que vai trazer bons sabores, gerar uma dinâmica positiva e incentivar o espírito de partilha ao nível da ilha.

Durante as 4 semanas do Festival, cada restaurante e estabelecimento com take-away irá propor pratos e menus especiais que podem ser encomendados às 4as e 5as feiras. Ao fazer uma encomenda superior a 10 euros nestes dias específicos, irá receber um carimbo no seu cartão do Festival. Por cada carimbo, 1 euro será entregue às instituições parceiras do Festival: Cáritas Faial, SOS Feteira e SOS Conceição. Com este contributo, iremos ajudar a alimentar a nossa ilha, para que ninguém fique sem o essencial durante este período difícil.

Além disso, ao colecionar 4 carimbos de 4 restaurantes diferentes no seu cartão do festival, fica habilitado a um sorteio final com prémios que vão abrir o apetite e mostrar o melhor que a nossa ilha tem para oferecer. Semanalmente teremos também muita actividade nas redes sociais, com concursos, prémios e passatempos criativos que nos vão fazer estar “Juntos à Mesa” de uma forma original.

Iremos também, ao longo do festival, mostrar as pessoas que diariamente trabalham nos nossos restaurantes e aqueles que produzem os nossos alimentos. Queremos que esta seja uma oportunidade para apresentarmos a riqueza e diversidade dos produtos locais e valorizarmos aquilo que a ilha faz, salientando a importância de apoiarmos a economia local.

Reforçando a importância de se seguirem as regras fundamentais de segurança e de distanciamento social, queremos encontrar formas alternativas de promover um espírito de união e festa, reencontrando em conjunto o ânimo e boa disposição. Desta forma, durante o mês de Junho, as nossas casas, os nossos pátios e os nossos jardins serão o grande “restaurante”, onde cada um se juntará simbolicamente à mesa com todas as pessoas da ilha.

Mais informações sobre o funcionamento do Festival, ementas especiais e passatempos em

www.facebook.com/juntosamesafaial/

Participantes:

Ah! Boca Santa

A Padaria

Azul Pastel

Barão Palace

Cantina da Praça

Cantinho das Provas

Doce Delícia

Gelados do Atlântico

Kabem Todos

Medalhas

Peter Café Sport

Pizzaria Atlantis

Pizzaria Papa Pizza

Praya

Victor dos Leitões

Vista da Baía

FONTE: Associação de Turismo Sustentável do Faial

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.