HORTA | Teste com ‘drone’ foi passo “verdadeiramente significativo” para uns Açores com visão de futuro
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença, na quarta-feira, no Aeroporto da Horta, num teste de um ‘drone’ da empresa UAVision, momento “verdadeiramente significativo” para uns Açores com “visão de futuro”.
“Este é um pequeno passo, mas verdadeiramente um passo significativo para uma visão de futuro, como merece a história e identidade dos Açores”, sublinhou o governante.
No quadro da zona livre tecnológica nos Açores, haverá, com recursos a estes ‘drones’, por exemplo, “melhor auxílio” e apoio, por exemplo, em operações de busca e salvamento ou em questões referentes à pesca.
“Estamos a potenciar uma linha de tecnologia. Estou muito satisfeito e grato a todas as instituições” que trabalharam nesse sentido, prosseguiu, antes de deixar também palavras especiais ao antigo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante Silva Ribeiro, e ao atual Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, “parceiros empenhados” desde a primeira hora.
“Com parceiros assim, podemos ter ambição. Porque também temos capacidade de concretização”, sintetizou o Presidente do Governo.
A UAVision é uma empresa portuguesa especializada na produção de sistemas não tripulados, com competências nas áreas das Engenharias Eletrotécnica, de Telecomunicações, Mecânica, Aeroespacial e das Tecnologias de Informação.
A instalação da empresa na ilha do Faial, por via de um protocolo com a Escola do Mar, constitui uma mais-valia para esta unidade de ensino, na medida em que proporciona aos formandos um contacto próximo com a indústria aeronáutica e de robótica.
A UAVision tem uma vasta experiência técnica em diferentes tecnologias, graças à sua equipa multidisciplinar com habilitações em aeronáutica, eletrónica, informática, mecânica e materiais compósitos.
GRA/RÁDIOILHÉU