ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | PSD/Açores destaca compromisso do Governo na requalificação do Porto de Santa Iria

©Hugo Moreira
573views

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira destacou “o compromisso assumido pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) na requalificação do Porto de Santa Iria, sobretudo por corrigir os erros cometidos no passado pela governação socialista”.

O parlamentar social-democrata falava durante a visita ao Porto de Santa Iria, freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, no âmbito das iniciativas realizadas durante as Jornadas Parlamentares que terminam hoje, em São Miguel.

Para Jaime Vieira, “o Governo Regional tem feito aquilo que os outros não fizeram no passado. O governo socialista abandonou por completo este porto de pesca, colocando inclusivamente em perigo todas as pessoas que o visitam, bem como a população da Ribeirinha”.

“Se o governo socialista tivesse agido aos primeiros sinais de degradação, a empreitada não teria ultrapassado os 250 mil euros, valor do primeiro orçamento efetuado para acautelar a segurança da área. Volvidos 20 anos de inércia, agora está avaliada em 4,8 milhões de euros”, vincou.

“O lançamento do concurso demonstra bem a aposta do atual Governo Regional com vista a dignificar a zona e dotar também os diversos portos da Região de uma nova dinâmica, capaz de dar resposta aos maiores anseios das populações e do setor das Pescas”, afirmou.

O atual estado de “total degradação” do Porto de Santa Iria, prosseguiu o deputado do PSD/Açores, “é mais um exemplo da inoperância de um governo socialista que o Governo da Coligação vem uma vez mais reparar”, reiterou.

Jaime Vieira realça que a “requalificação desta infraestrutura é fundamental na promoção das suas condições de segurança, assim como o seu acesso, através da estabilização das arribas contíguas à estrada regional de acesso ao porto”.

O parlamentar social-democrata considerou ainda que “com os melhoramentos necessários e adequados, além de constituir mais um ponto de fomento de atividade económica da freguesia, poderá representar um polo diversificador da oferta turística local”, concluiu.

Refira-se que a verba para a empreitada de requalificação do Porto de Santa Iria está contemplada no Plano e Orçamento da Região para 2023 e encontra-se em fase de concurso público.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.