ÚLTIMAS

HORTA | PSD/Açores saúda a abertura de concurso das obras de reparação da Escola Manuel de Arriaga

©Hugo Moreira
805views

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos saúda a abertura do concurso da empreitada das obras de reparação da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, “volvidos vários anos de abandono pela governação socialista e cuja construção pecou por diversos erros”.

Segundo a parlamentar social-democrata, “o concurso da empreitada de reparação do estabelecimento de ensino lançado a 1 de junho visa uma intervenção de fundo, desde reparar patologias das instalações da escola, designadamente as coberturas, as fachadas, o auditório e os tetos falsos”.

De acordo com Salomé Matos, “a intervenção prevista implicará um valor base de 397.500 euros e deverá estar concluída até ao primeiro trimestre de 2024, tendo em conta os prazos estabelecidos para a obra do Governo dos Açores”.

A deputada eleita pelo Faial destaca que “embora a construção date de 2007, há muito que carece de intervenções de elevado valor, devido a erros de construção e utilização de materiais desadequados”.

A título de exemplo, aponta que “já em 2019 estava identificada a necessidade de reparação do sistema de impermeabilização das coberturas do auditório da Escola Secundária Manuel Arriaga e da área administrativa, situação que se agravou com a passagem do furacão Lorenzo, a 2 de outubro desse ano”.

No entanto, “incompreensivelmente a situação não foi detetada pelo executivo do PS no levantamento dos estragos originados pelo Lorenzo aquando da vistoria efetuada à escola”, lamenta Salomé Matos.

Ainda no decorrer de 2020, “a queda de parte do teto falso sobre as primeiras filas da plateia do auditório levou ao seu encerramento, constituindo o culminar de um processo de incúria por parte da tutela socialista”, adiantou.

Mas os problemas estenderam-se a diversas áreas do complexo escolar, “desde inúmeras infiltrações, com maior incidência no auditório, quer ao nível da cobertura, das paredes exteriores, das salas de informática, no setor administrativo e salas de aula”, indicou a deputada.

Salomé congratula “o Governo Regional que, não obstante a pesada herança recebida, encarou com determinação este processo, ciente da importância desta unidade orgânica e do potencial das suas infraestruturas no panorama escolar faialense”, terminou.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.