REGIONAL

HORTA | Programa ‘GIROS’ na Semana do Mar

118views

Para além de música, animação e atividades desportivas e náuticas, na Semana do Mar há também espaço para a prevenção e sensibilização nas áreas da saúde e dos comportamentos aditivos. “É uma preocupação da Câmara Municipal da Horta a promoção de estilos de vida saudáveis e a sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, aditivos e dependências, principalmente em épocas festivas”, revelou Maria Antónia Dutra sobre o projeto GIROS (Grupo de Intervenção de Riscos para a Operacionalização em Saúde), promovido pela Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira.

Para a Vereadora responsável pela área da juventude, “a presença dos técnicos do Programa GIROS é uma mais-valia para alertar a população, e em especial os jovens, para as questões associadas ao consumo nocivo e/ou de risco de bebidas alcoólicas no verão”, considerou, adiantando que neste momento o Município da Horta está a promover um estudo sobre os fatores de risco e proteção relacionados com as adições, no âmbito do Plano Municipal de Prevenção das Dependências.

Sob o lema “Noites Seguras”, o Programa GIROS leva as suas ações a vários festivais e festas de toda a Região, marcando agora presença na Semana do Mar. Esta temática foi também abordada pela Unidade de Saúde da Ilha do Faial (USIF) que, durante as maiores festas do concelho, realiza ações de prevenção de comportamento de risco, rastreios de diabetes e hipertensão e ainda rastreio de saúde oral.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.