REGIONAL

ATUALIDADE | PSD/Açores apela “à resolução urgente” dos problemas relacionados com o aeroporto de Santa Maria

135views

A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa apela “à resolução urgente” dos problemas relacionados com o sistema ILS, um sistema de ajuda à aterragem dos aviões, operado pela empresa pública de navegação aérea, NAV PORTUGAL, EPE.

Segundo a parlamentar social-democrata, “as avarias do sistema, associadas às más condições atmosféricas, têm provocado diversos cancelamentos, o que causa constrangimentos aos marienses que veem as suas consultas e exames médicos serem adiados, bem como a todos aqueles que perdem as suas ligações aéreas para outros destinos”.

De acordo com Elisa Sousa, “os mesmos constrangimentos fazem sentir-se para chegar a Santa Maria, havendo passageiros que só chegam ao destino no dia seguinte ao previsto, muito por conta também da falta de lugares disponíveis em determinados dias”, lamenta.

Elisa Sousa admite que “apesar do substancial aumento da oferta de lugares da SATA, ainda assim não suprem as necessidades dos marienses”.

A deputada do PSD/ Açores reconhece o “papel fundamental e estratégico da NAV para a ilha de Santa Maria no que respeita ao controlo de tráfego aéreo e, por isso, apela à República e à entidade em causa que incitem esforços no sentido de resolver, no mais curto espaço de tempo, os problemas deste sistema de ajuda, por forma a normalizar o seu funcionamento”.

No que se refere à antecipação do horário de fecho do aeroporto por parte da VINCI, a deputada Elisa Sousa irá solicitar uma reunião com a entidade no sentido de perceber quais as intenções da empresa para o aeroporto de Santa Maria, não só em termos de recursos humanos, como ao nível das infraestruturas.

Para Elisa Sousa, “dada a sua localização e condições técnicas, o Aeroporto de Santa Maria sempre foi e queremos que continue a ser um aeroporto de referência para as escalas técnicas, constituindo-se, também, como aeroporto alternativo, pelo que é necessário investir nas suas infraestruturas e recursos humanos, por forma a garantir que continuará a prestar esses serviços”.

A deputada social-democrata frisa que se impõem garantias de condições para o Aeroporto de Santa Maria, “essencial para o desenvolvimento económico da ilha”, finalizou.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.