ÚLTIMAS

HORTA | Município vai implementar Sistema de Bicicletas Partilhadas – ‘E-Blue’

247views

O regulamento do Sistema de Bicicletas Partilhadas do Município da Horta – “E-BLUE” (Electric Blue Bike Sharing), foi aprovado, na passada semana, em reunião de câmara.

“O referido sistema inclui o conjunto de equipamentos destinados a permitir a utilização temporária das bicicletas de uso partilhado disponíveis em parques de estacionamento que se distribuem pela cidade”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira.

O investimento municipal nesta solução ascendeu aos 207.576,78€, financiado em 85% por fundos comunitários.

O autarca faialense considera que “o E-BLUE é um investimento na mobilidade sustentável, incentivando ao desenvolvimento de comportamentos mais amigos do ambiente quer pelos nossos residentes, quer por quem nos visita”.

Carlos Ferreira evidencia ainda que “as obras em desenvolvimento no Faial, como a Variante, o projeto do eixo Algar-Courelas, da responsabilidade do município, ou ainda a Frente Mar, na qual se insere este projeto, refletem esta preocupação, ao incluir a construção de circuitos cicláveis”.

A solução de sistema partilhado de bicicletas elétricas (BikeSharing) inclui 30 bicicletas elétricas, e 7 estações, com 8 docas, num total de 56 lugares de carregamento/amarração, sendo que a interação com o utilizador da bicicleta será realizada através de uma aplicação (App).

O regulamento ficará disponível para consulta pública por 30 dias e posteriormente será votado em Assembleia Municipal.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.