
Entre os dias 17 e 22 de abril, dois luthiers (profissional que fabrica ou repara instrumentos musicais) da empresa especializada Aguimusica, sediada em Águeda, estiveram presentes na Ilha do Faial para trabalhos de restauro e preservação de instrumentos musicais.
Numa iniciativa promovida pela Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta e com o apoio do Município da Horta, os profissionais procederam à revitalização e manutenção de cerca de 50 instrumentos de sopro das nossas instituições locais, aos quais foram aplicados serviços de lubrificação, limpeza, revisão, conserto e restauração, um investimento no valor de mais de 2 mil euros.
O cuidado com os instrumentos musicais é um investimento necessário para manter a harmonia das nossas instituições locais, que carregam autenticidade, diversidade de sons e ritmos nas suas apresentações.
Para a Vereadora Maria Antónia Dutra “este investimento é um incentivo à música, à cultura e ao fortalecimento de vínculos sociais, visto que são equipamentos utilizados diariamente e a sua manutenção é extremamente importante para manter os equipamentos bem conservados e consequentemente aumentar a sua vida útil”.
CMH/RÁDIOILHÉU