REGIONAL

HORTA | Cidade receberá o 15.º Seminário dos Municípios Amigos do Desporto em Maio de 2022 e renova galardão de boas práticas no desporto

202views

A Cidade da Horta foi reconhecida como “Município Amigo do Desporto”, título atribuído pela quinta vez consecutiva pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD). A distinção, em forma de bandeira e quadro, foi entregue a Maria Antónia Dutra, Vereadora da Câmara Municipal da Horta, por Pedro Mortágua Soares, coordenador nacional do programa.

“A integração da Cidade da Horta numa rede nacional permite a partilha de experiências de tudo o que está relacionado com o desporto no plano municipal, privilegiando a monitorização, o reconhecimento e a divulgação das boas práticas implementadas no Município”, frisou a responsável pelo pelouro do desporto.

“Considerando a importância do desporto e da prática desportiva na qualidade de vida da população, o Município da Horta tem vários programas como o “Faial em Forma”, direcionado aos idosos, a Carta Municipal do Desporto, que irá possibilitar a identificação e caraterização das instalações desportivas, bem como o apoio a eventos desportivos de caráter regional, nacional e internacional, sobretudo em período de menor procura turística, e ainda o programa “Estilos de Vida Saudável – Atividade Física na Rede de ATL’s do concelho”, com o objetivo de prevenir a obesidade infantil”, referiu.

Para além do Município da Horta ser Amigo do Desporto desde 2017, a Câmara Municipal da Horta será a anfitriã do 15.º Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, que se irá realizar de 7 a 9 de maio de 2022, no Teatro Faialense, evento que foi adiado em março de 2020, devido à situação pandémica.

O Programa “Município Amigo do Desporto” integra, atualmente, uma rede de 157 municípios portugueses, com vista a diversos benefícios ao longo do ano, tais como a formação nas várias modalidades para dirigentes e técnicos desportivos. Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), uma organização sem fins lucrativos, que pretende contribuir e colaborar na criação de uma cultura de eficácia, qualidade e responsabilidade na gestão das organizações desportivas.

A distinção recebida mais uma vez pelo Município da Horta reconhece as boas práticas na gestão e desenvolvimento na área do Desporto pelos resultados alcançados e resulta de uma avaliação independente da ação dos municípios, considerando várias áreas, desde organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.