REGIONAL

Grupo de Reis da Ribeirinha apresentou o seu primeiro álbum

401views

O Grupo de Reis da Ribeirinha apresentou, no passado dia 10 de Dezembro, o seu primeiro álbum, intitulado, “A nossa alma canta”. A sessão de lançamento teve lugar na “Casa da Lata”, na Ribeirinha.

O conhecido Cantador Popular, Engenheiro do Ambiente de Profissão, José Eliseu, fez uma apresentação do álbum e uma contextualização histórica da tradição dos Reis ao longo dos tempos, que mereceu aplausos de pé por parte do público presente. De seguida, Emiliano Toste, músico e produtor do álbum através da sua editora “Açor”, fez referência à grande qualidade do Grupo de Reis da Ribeirinha e deste trabalho musical, motivo que o levou a envolver-se na gravação e edição do mesmo.

Para finalizar o Serão, o Grupo interpretou algumas das músicas do álbum, surpreendendo todos os presentes quando o pano abriu e o cenário de fundo era a recriação de uma “casa tradicional”, com a mesa posta para receber os Grupos de Reis que as visitam pelo Natal. No final houve lugar para um pequeno convívio, com um “Menino mija” oferecido pelo grupo a todos os presentes. “A nossa alma canta” conta com 13 modas, todas com letras originais de vários poetas e cantadores da Ilha Terceira e da Diáspora, e ainda com duas músicas originais, uma por Tiago Toste e outra pelo Micaelense Rafael Carvalho.

O grupo nasce de uma visita inesperada do grupo de reis do “Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense”, no natal de 2013, a casa de um membro do atual grupo da Ribeirinha (David Martins), que depois veio a convencer outros 4 amigos, todos do grupo Folclore Etnográfico “Recordar e Conhecer” da Ribeirinha, a formar de raiz um Grupo de Reis. Ao longo dos anos, foram saindo e entrando alguns elementos no grupo, até à formação actual, que acabou por gravar o álbum, tendo em conta que em 2020 não teve actividade de actuações devido à Pandemia.

O grupo tem feito, nos últimos anos, uma média de 30 actuações (visitas a casas de amigos e conhecidos) e esteve na Ilha do Pico, no ano de 2019. O álbum pode ser adquirido através dos elementos do grupo ou da editora Açor.

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.