O simpósio anual Filamentos da Herança Atlântica realizar-se-á este ano entre 19 e 22 de abril, através da plataforma Zoom e Facebook Live, e será subordinado ao tema: Stories da História Portuguesa no Canadá, como forma de celebrarmos os 70 anos da emigração portuguesa para este país, onde a diáspora açoriana é uma das mais dinâmicas, com fortes ligações à Região.
A cerimónia de abertura do simpósio, será na quarta-feira 19 de abril pelas 09h00 na Califórnia e Vancouver, 12h00 em Toronto e Boston e 16h00 nos Açores, contando com a presença do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade e uma alocução sobre o novo livro publicado pela AEAzores dedicado à presença açoriana no Canadá.
As quatro sessões do simpósio serão de 19 a 22 de abril, pelas 12h00 na Califórnia/Vancouver, 15h00 em Toronto/Boston e 19h00 nos Açores com os seguintes temas, oradores e moderadores.
Quarta-feira, 19 de abril, Eduardo Medeiros moderará o painel: Entre os primórdios e a geografia portuguesa no Canadá, no qual haverá duas apresentações – Primeiros contatos dos portugueses com o território canadiano – mitos e factos, por Onésimo Teotónio Almeida e A geografia urbana dos portugueses no Canadá, por Carlos Teixeira.
Quinta-feira, 20 de abril, Rosa Simas moderará o painel: A Mulher portuguesa no Canadá, com duas apresentações – As mulheres pioneiras portuguesas no Canadá por Aida Batista e A luta sindical “Cleaners Action” das mulheres portuguesas no Canadá por Susana Miranda.
Sexta-feira, 21 de abril, Rui Faria moderará o painel: Entre o projeto e a confirmação da emigração portuguesa no Canadá com duas comunicações – Os anos de 1952 e 1953 por Eduardo Medeiros e 1954, o ano da confirmação por José-Luís Jácome.
Sábado, 22 de abril, Diniz Borges moderará o painel: a língua e cultura portuguesa no Canadá com duas participações – O ensino da língua e cultura portuguesas no Canadá por Manuela Marujo e Literatura açoriana no Canadá por Maria João Dodman.
O simpósio Filamentos da Herança Atlântica começou no ano de 1990, com 12 edições consecutivas e presenciais na cidade de Tulare, estado da Califórnia, tratando essencialmente a literatura e as artes. Após um interregno de praticamente vinte anos, o simpósio foi recomeçado em 202, através da plataforma Zoom e nas redes socias, assim como arquivado no canal YouTube do Portuguese Beyond Borders Institute (Fresno State-PBBI) e na coleção digital das histórias orais deste instituto na biblioteca desta mesma universidade. Em 2021 o simpósio tratou as relações entre os Açores e a sua Diáspora na América do Norte, com participantes de várias gerações e várias latitudes. Em 2022 teve o título de Da Saudade aos Novos Açores, com sessões dedicadas aos 500 anos de Gaspar Frutuoso e o registo das memórias através dos museus e do nosso movimento associativo, e neste ano de 2023, a emigração para o Canadá.
Ao longo dos últimos dois anos o simpósio Filamentos da Herança Atlântica é uma organização conjunta do Portuguese Beyond Borders Institute, da universidade estadual da Califórnia em Fresno, através do Azorean Diaspora Project e da Associação dos Emigrantes dos Açores (AEAzores).
O simpósio pode ser acompanhado pela ligação: https://us02web.zoom.us/j/84041620446 assim como através das páginas do Facebook da Portuguese Beyond Borders Institute e da AE Azores, assim como vários grupos de redes sociais da Diáspora e dos Açores.