FAIAL | Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas concessiona exploração do bar do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, procedeu, esta quarta-feira, à assinatura do auto de entrega das instalações e equipamentos no âmbito do processo de concessão da exploração do bar do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial.
“Concluiu-se com sucesso um processo que foi complexo e moroso, que implicou o lançamento de três procedimentos, nomeadamente dois concursos públicos realizados em 2022, no âmbito dos quais não foram apresentadas quaisquer propostas, e, finalmente, um procedimento de ajuste direto, com convite a duas entidades, que vieram a demonstrar interesse na exploração do bar e que resultou nesta adjudicação”, declarou.
De acordo com o governante, “o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, pelo extraordinário património natural e cultural que reflete, assegurando o registo de um período marcante da história recente dos Açores, constitui-se como um espaço museológico de referência e é um dos centros interpretativos mais emblemáticos e procurados da Região, tendo recebido, nos dois últimos anos, cerca de 72 mil visitantes”.
O Secretário Regional afirmou também que “esta valência de bar é de reconhecida importância, cuja ausência se fez sentir, por parte dos visitantes, durante a última época alta”
E prosseguiu: “daí resultou a importância de podermos agora colmatar este vazio”.
A concessão foi adjudicada à empresa Cesar A. R. Silva, Unipessoal, Lda., pelo prazo de três anos, e “vem, assim, favorecer o desenvolvimento económico do Faial, estimulando o seu tecido empresarial, através da criação local de emprego”, sendo que o bar agora concessionado “permitirá ainda aumentar o tempo de permanência dos visitantes neste lugar de excelência, bem como contribuir para aumentar, ainda mais, a qualidade de visitação”, concluiu o governante.
GRA/RÁDIOILHÉU