ÚLTIMAS

FAIAL | José Manuel Bolieiro presidiu à inauguração de obra de proteção costeira

© Governo dos Açores | Foto: MM
270views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à inauguração da empreitada de proteção costeira da zona adjacente à Sociedade Recreativa Pasteleirense, na ilha do Faial, sublinhando a maior garantia de segurança à população da obra.

A empreitada, um investimento superior a 1,2 milhões de euros, representa um elemento de “combate” a um fenómeno “constante, hoje, e no futuro mais ainda”, que tem que ver com o quadro das alterações climáticas e dos fenómenos extremos da natureza.

Em causa está a “requalificação de zona costeira afetada pelo furação Lorenzo e a proteção da primeira linha das moradias, melhoria das condições de segurança e de circulação naquele acesso”, vincou José Manuel Bolieiro.

“É necessário ter prudência e ação preventiva na proteção da orla costeira”, acrescentou ainda o Presidente do Governo.

Orçada em mais de 1,2 milhões de euros, esta obra visou a requalificação de zona costeira afetada pelo furação Lorenzo e a proteção da primeira linha das moradias, melhoria das condições de segurança e de circulação naquele acesso.

O troço de orla costeira intervencionado situa-se na costa sul da Ilha do Faial, sendo limitado a poente pelo pequeno molhe de proteção do Portinho do Alcaide, desenvolvendo-se para nascente em cerca de 280 metros.

A proteção realizada permitirá a requalificação costeira deste troço e a minimização da ocorrência de galgamentos, além da estabilização do processo de erosão devido à ação direta da agitação marítima.

A proteção marítima é materializada por um prisma de enrocamento aderente, com manto de proteção com blocos da gama de 3 a 6 toneladas, com remate num muro de betão armado para delimitação do arruamento.

O Secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João, o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, e a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, marcaram também presença na cerimónia.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.