ÚLTIMAS

FAIAL | Investimento de 568 mil euros para criar Centro de Alojamento Temporário na Horta

© Governo dos Açores | Foto: VPG
546views

A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Solidariedade Social, vai financiar a remodelação de um edifício com vista à instalação do Centro de Alojamento Temporário da Horta, num investimento total na ordem dos 568.400,00 euros, com recurso a fundos do REACT-EU.

O concurso público lançado pela Santa Casa da Misericórdia da Horta foi publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE – n.º, 233 Anúncio n.º 533/2022 de 6 de dezembro de 2022 (https://jo.azores.gov.pt/#/ato/5090e9db-f43e-4437-bec5-332cb5cc4a14).

Este investimento como principal objetivo a intervenção num edifício devoluto para a criação da resposta social de centro de alojamento temporário, que visa o acolhimento, por um período limitado, de pessoas adultas em situação de carência.

O novo equipamento social a instalar na Horta terá capacidade máxima para 16 utentes e terá camas destinadas a casos de emergência social.

Segundo o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, esta valência pretende dar resposta a necessidades básicas das pessoas em situação de exclusão social, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação ou o acompanhamento psicossocial.

Destinado à promoção da pessoa, o Centro de Alojamento Temporário da Horta contará, de acordo com Artur Lima, com uma equipa multidisciplinar disponível para auxiliar estes cidadãos sem-abrigo a encontrarem um projeto alternativo de vida, fundamentado na reinserção socioprofissional.

Esta empreitada, que tem um prazo de execução previsto de 330 dias, prossegue os compromissos do XIII Governo Regional dos Açores de alargar e fortalecer a rede de suporte social de apoio à família e comunidade no arquipélago.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.