AGENDA

FAIAL | Governo dos Açores promove sessão sobre Autonomia e Diáspora na cidade da Horta

291views

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove a sessão “Autonomia e Diáspora – O Futuro”, que se realiza na próxima sexta-feira, 26 de maio, pelas 18h00, na Casa Museu Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, ilha do Faial.

Presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, a iniciativa insere-se no âmbito das comemorações do Dia dos Açores, este ano celebrado a 29 de maio, e ocorre no mês em que se assinalam os 25 anos da criação orgânica da Direção Regional das Comunidades.

Na sessão participam os sucessivos responsáveis pelos diferentes serviços que asseguram a ligação do Governo dos Açores à diáspora açoriana ao longo dos últimos 47 anos, nomeadamente, os diretores do antigo Gabinete de Emigração e Apoio às Comunidades Açorianas, Duarte Mendes (1976-1996) e Alzira Silva (1996-1998), e os anteriores titulares da Direção Regional das Comunidades: Alzira Silva (1998-2009), Rita Dias (2009-2010), Graça Castanho (2010-2012) e Paulo Teves (2012-2020).

O atual Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, participa igualmente nesta sessão, aberta ao público em geral, em que serão projetadas mensagens dos responsáveis pelas 17 Casas dos Açores existentes em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Uruguai e Bermuda e dos 19 Conselheiros da Diáspora Açoriana, visando a comemoração do Dia dos Açores com as comunidades açorianas. 

Este evento inclui a inauguração da exposição itinerante “A Décima Ilha”, produzida em parceria com o Museu da Horta, e termina com a estreia do Grupo de Chamarrita das Comunidades, um projeto dinamizado pelo Núcleo de Apoio às Migrações da Direção Regional das Comunidades.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.